quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

O CANTOR DA CIDADE DA ESPERANÇA


Na minha bagagem de veraneio trouxe alguns livros, um dos quais a biografia de CARLOS ALEXANDRE (Pedro Soares Bezerra, "Pedrinho"), um dos ícones da música potiguar, o cantor da Cidade da Esperança.


O livro “O Homem da Feiticeira – A História de Carlos Alexandre”, é da autoria do jornalista Rafael Duarte, Editora Caravela, Natal, 2015,  Lançado originariamente na Cidade da Esperança, bairro onde o Homem da Feiticeira onde iniciou sua carreira artística e pela segunda vez no bar do Zé Reeira, Cidade Alta, que narra a trajetória do maior cantor popular do Rio Grande do Norte e uma das principais referências da música romântica no país entre 1978 e 1989.   Durante a noite de autógrafos, o cantor Carlos Alexandre Júnior fez show em homenagem ao pai.


A biografia é fruto de três anos de pesquisa do jornalista Rafael Duarte. O autor entrevistou 61 pessoas, além de mergulhar num farto material de arquivo e de consultar uma extensa bibliografia relacionada à Música Popular Brasileira. Em 378 páginas, a vida e a obra de Carlos Alexandre é contada a partir do nascimento, no povoado de Santa Fé, agreste do Rio Grande do Norte, até o acidente fatal que matou o cantor em janeiro de 1989.

Na leitura do livro encontramos referências de sua vida artística - em 11 anos de uma carreira meteórica, Carlos Alexandre conquistou 15 discos de ouro e um de platina. Foram mais de 2 milhões de discos vendidos em todo o país ancorados em sucessos como Feiticeira, Ciganinha, Arma de Vingança, Vá pra cadeia, Final de Semana, entre outras canções que ainda povoam o imaginário popular de fãs espalhados Brasil afora. 

Para a sua elaboração foram tomados vários depoimentos importantes como Agnaldo Timóteo, Bartô Galeno, Carlos André, Gilliard, Fernando Luís, Fernando Mendes, Lindomar Castilho, Paulo Márcio, Messias Paraguai, Nando Cordel, além do jornalista e historiador Paulo César de Araújo, falam do contato com a música de Carlos Alexandre e o que ela representou para a época.

Sobre o autor temos a informar que Rafael Duarte é jornalista, brasiliense, radicado em Natal desde 1998. Formado em Comunicação Social pela UFRN, trabalhou como repórter no Diário de Natal, Tribuna do Norte e Novo Jornal. O “Homem da Feiticeira – a história de Carlos Alexandre” é seu primeiro livro.

Após a leitura do trabalho pude avaliar que Carlos Alexandre não estava preparado para o sucesso, passando de um estado financeiro difícil para a opulência, não tendo a capacidade de guardar ou administrar o patrimônio conseguido a duras penas.

De qualquer maneira, a história é pungente e vale a pena ser conhecida, dando-se o merecido valor ao cantor potiguar, que não teve na cidade de Natal o acolhimento que merecia.

Fatos e pessoas permeiam sua história, com passagens dramáticas até o seu trágico momento final.

Que o seu descendente tenha mais cautela no empenho de ocupar o lugar do pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário