segunda-feira, 21 de novembro de 2016

HOJE É O DIA DA NOSSA SANTA PADROEIRA



Nossa Senhora da Apresentação, a Padroeira de Natal

Gerlane Lima,

Nossa Senhora da Apresentação, Padroeira de Natal.
A história da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, tem apenas um registro oral e de fé, não há documentos que registrem a chegada da sua imagem às margens do rio Potengi. 

Nossa Senhora da Apresentação é a Padroeira desde os primórdios da vida cristã da comunidade natalense. A sua festividade se celebra em 21 de novembro, que é o dia em que a Senhora foi oferecida ao Senhor da Glória. 

Conta a tradição que na manhã de 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram na margem direita do Rio Potengi, na confrontação da Igreja do Rosário, um caixote que estava encalhado numa pedra. Quando abriram-no, encontraram uma imagem da mãe de Jesus com um menino no colo.

A referida imagem tinha uma mão estendida, aparentando sustentar alguma coisa. Logo, deduziram que fosse um rosário. Avisado sobre a novidade daquela descoberta, o vigário da Paróquia, Pe. Manoel Correia Gomes dirigiu-se ao local e conduziu a imagem para a Matriz, ciente de que se tratava de um ícone de Nossa Senhora do Rosário. 

Entretanto, como 21 de novembro é, no calendário litúrgico da Igreja Católica, o dia em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, deram à imagem que apareceu no Rio Potengi o nome de Nossa Senhora da Apresentação.

Vale salientar que a Festa da Apresentação de Nossa Senhora no Templo foi instituída pela Igreja Católica no ano de 1571. Registra-se ainda a tradição que, no caixote que trouxe a imagem de Nossa Senhora, estava escrito: "No ponto onde der este caixão não haverá nenhum perigo”.

Este ano é comemorada a 259ª festa com o tema: "Mãe da Apresentação, modelo perfeito de fé". 

Demonstrando fé, agradecimento e devoção, a multidão de fiéis que todos os anos acompanha a procissão de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal, repete a tradição. A manhã desta quarta-feira deve ser dedicada à orações e pedidos de graças.

Hoje (21), é o dia que marca o encerramento dos festejos. A procissão fluvial começou às 3h30, e prosseguiu com uma missa na Pedra do Rosário. Às 7h30 missa solene na Matriz (antiga Catedral). Às 10h haverá missa solene na Catedral.

Já a Caminhada com Maria está marcada para as 14h, saindo da Paróquia Santuário dos Mártires, no bairro Nazaré. O encerramento está previsto para as 17h na Catedral Metropolitana. 

Hino de Nossa Senhora da Apresentação
1. Tu quiseste um dia trazer alegria ao nosso cantar / E vieste Maria com Jesus nos braços, nas ondas do mar... / Pescadores te acharam, com amor te acolheram, Ó Mãe sem igual! / Entre o Potengi e as águas tranqüilas do mar de Natal!

Refrão: Escolheste, por amor, nossa terra prá aqui, vir morar... / Virgem Mãe do Senhor a teus pés nós viemos rezar.

2. Vinte e um de novembro, o dia feliz de tua aparição/ e nós te festejamos, ó Nossa Senhora da Apresentação / Hoje a felicidade traz toda a cidade à tua Catedral / Prá louvar-te Maria, que escolheste um dia teu trono em Natal.

3. Tens na fronte a coroa, Rainha da Paz do amor e do perdão... / És a Mãe terna e boa, / Rainha que reina com o terço na mão/ Teu olhar de bondade, onde a serenidade nos dá proteção / Tens Jesus em teus braços, és Nossa Senhora da Apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário