terça-feira, 20 de dezembro de 2016

A ANRL TEM NOVO IMORTAL




Em Assembleia Geral Eleitoral ontem realizada, a ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS escolheu o seu novo imortal - LÍVIO OLIVEIRA, que obteve 25 votos de um universo de 36 eleitores e 34 votantes.



PARABÉNS AO NOVO ACADÊMICO.

A propósito, recebemos do candidato ORMUZ BARBALHO SIMONETTI, que recebeu 9 sufrágios, a seguinte mensagem, que vai aqui transcrita.

Aos Integrantes da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras,

Aos confrades das diversas Instituições a que pertenço e,
Aos amigos. 

Gostaria de agradecer aos Acadêmicos que fizeram opção pelo meu nome para a Cadeira de número 15 dessa Academia, que foi brilhantemente ocupada pelo Ministro Francisco Fausto.

O meu concorrente nessa eleição, o poeta Lívio Oliveira sagrou-se vencedor, numa eleição onde a democracia, o respeito e a independência estiveram sempre presentes.

Louvável o resguardo à concorrência entre candidatos com possibilidade de serem eleitos, situação nem sempre presente em algumas eleições da ANRL, situação que espero passe a ser agora o paradigma.

Era habitual a ausência de concorrentes, mercê da divulgação antecipada de nomes da simpatia de alguns, motivando a retração de interessados ou quando não gozavam da preferência dos mesmos, sendo aconselhados a retirar suas candidaturas.

Em meu pensar, a derrota se apresenta no momento em que um pretendente admite essa submissão.  O válido é a disputa, sujeitando os disputantes à vitória ou derrota. Nada mais comum.  Tanto é assim que recentemente a Academia Brasileira de Letras não conseguiu preencher vaga existente pela concorrência igualitária dos pretendentes. Parabéns.

Minha candidatura teve como principal objetivo a quebra daquele paradigma superado, embora fosse uma grande honra se resultasse o escolhido para ocupar a cadeira de número 15, cujo Patrono é o ilustre homem público Pedro Velho. Entretanto, digo aos Ilustres Acadêmicos que vencida essa etapa retorno o meu foco para o Instituto Histórico e Geográfico do RN, onde tenho um grande trabalho pela frente junto com meus companheiros de luta. 

Farei tudo o que estiver ao meu alcance para cumprir a promessa que fiz no dia 29 de março de 2016 quando assumi a Presidência da Casa da Memória, oportunidade em que proclamei, com a ajuda de todos os confrades, manter uma luta diária para o melhoramento daquela Instituição, tornando-a até o fim do meu mandato, num dos mais modernos Institutos Históricos do nosso País.

Dessa forma, espero que doravante, a concorrência livre seja a diretriz para o preenchimento de novas vagas, preservando o direito de todos e resguardando o respeito entre os pretendentes.


Natal, 19 de dezembro de 2016.

Receba, também, os nossos parabéns pelo gesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário