sábado, 6 de fevereiro de 2016

ONDE ESTÃO AS BATALHAS (PRÉVIAS DOS CARNAVAIS, 
DA VILA NAVAL E DA DA RIBEIRA ?????















PAULO MAUX




UUUIIIIIII

AS IMAGENS FALAM POR SI MESMAS.
OS CARNAVAIS DE RUA.
OS CARNAVAIS DOS CLUBES AMÉRICA, AÉRO, ABC, ASSEN, ALECRIM, BRASIL CLUBE, ANDALUZIA, ÍCARO ETC
FANTASIAS. BAILES INFANTIS NO AMÉRICA.
OS "ASSALTOS" PROGRAMADOS NAS RESIDÊNCIAS.
A "BAGUNÇA" DAS MANHÃS DE CARNAVAL O PAPANGU.
LEITE DE ONÇA, CUBA LIBRE, CERVEJA, CACHAÇA, SAMBA EM BERLIM E OUTRAS MAIS NOBRES!
CONFETE, SERPENTINA, LANÇA PERFUME, MELA-MELA.
NADA DE BRIGA, SOMENTE PAZ E AMOR!
E O ETERNO REI MOMO PAULO MAUX.
RESSACA, TIAMINOSE, FLACONETES DE EPAREMA, EPOCLER,  ENGOVE, CALDO DA CARIDADE.

AH! QUE SAUDADE ME DÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016



          Amigo     
(Por: Augusto Coelho Leal)


Amigo, em momentos como este, me vêm uma pergunta: O que faz uma pessoa ser tão importante nas nossas vidas? Faço um retrospecto do que vivemos juntos.
Eu era criança, década de cinquenta quando comecei a frequentar o velho Juvenal Lamartine, levado pelo meu irmão Luiz Jorge, para assistir os jogos do América Futebol Clube. Na época havia jogos de aspirantes e titulares, os aspirantes faziam a partida preliminar. No time do América tinha um ponta direita meio gordinho, mas muito esforçado, que se dedicava com amor a defender o seu time. Esse cara gordinho, esforçado, batalhador, era você. Você sempre amou tudo o que fazia.
Pouco tempo depois, conheci o seu irmão Olírio, nascendo uma amizade sincera que dura até hoje. Passei a frequentar a casa de seus pais na Avenida Afonso Pena e um comércio – uma mercearia bem sortida que você tinha na esquina da Afonso Pena com a Rua Açu.
Foi quando começamos a conversar, principalmente sobre futebol. Nascia aí a nossa amizade, eu menino, você um jovem na casa dos vinte anos.
Fui estudar no Atheneu, e lá eu lhe encontro como administrador do Ginásio Sílvio Pedroza. Na época os professores Roque e Sebastião Cunha – Tião, organizavam jogos com os alunos lá do velho Ginásio. Fui convocado para fazer parte da seleção do Colégio, aí os nossos contatos aumentaram, passando a ser quase diário.
Passou o tempo, você comprou a Confeitaria Atheneu ao nosso amigo Omar Guerreiro, foi quando você começou a “criar” uma nova família, a família dos seus amigos confeitaristas, que você tinha tanto carinho. Você realmente era amigo de seus amigos e a recíproca é verdadeira, nós os confeitaristas, nunca fomos clientes, éramos e somos seus amigos. Formava-se assim uma grande família.
Ao lado de Dona Sílvia e seus filhos, você conseguiu unir confeitaristas por várias décadas. A Confeitaria foi considerada o melhor boteco de Natal pela Revista Quadro Rodas.
Sem pretensões, você deixou um legado de alegria para a nossa cidade. Foi na Confeitaria que nasceu o Baile de Máscara que hoje faz parte do calendário oficial dos festejos carnavalescos. Criação sua, e dos seus amigos confeitaristas.
Amigo, aqui chega a hora de responder a minha pergunta inicial – o que faz uma vida ser especial? Essa amizade de uma vida, que nós nos orgulhamos muito.
Não é uma despedida, nem um adeus, uma amizade assim seguirá sempre comigo e com todos os seus amigos. Termino aqui citando uma composição de Heitor Villa Lobos e Ferreira Gular, que para mim, define o que foi sua maneira de viver:

La vem o trem com o menino
La vem a vida a rodar
Lá vem a ciranda e o destino
Cidade e noite a girar.
La vem o trem sem destino
Pro dia novo encontrar
Correndo vai pela terra
Vai pela serra
Vai pelo mar.
Cantando pela serra do luar
Correndo entre as estrelas a voar.
No ar, no ar.
_________________________________
Para quem não conhecia, esta homenagem feita por GUGA é para o nosso pranteado ODEMAN MIRANDA DE ARAÚJO JR., o homem da Confeitaria Atheneu, recentemente falecido.
Por minha conta gostaria de complementar essa homenagem informando que ODEMAN foi um grande organizador de Carnaval. Com ele eu brinquei 03 anos no Clube Carnavalesco “DELICIOSOS NA FOLIA”, que o conduziu por mais de 10 anos até os tempos modernos, onde a forma de brincar o Carnaval ficou reduzido a um trator puxando uma carroceria com músicos contratados e a turma enchendo a cara. Foi quando eu saí.

No tempo de ODEMAN todos tocavam algum instrumento, cantavam, existiam as composições do próprio bloco e todos ornamentavam a festa com fantasia e carro alegórico. Nos meus três anos vestimos as fantasias Arqueiro, Scaramuch e Lorde Mexicano. Registro o compositor AIRTON RAMALHO, que compôs “Praça Pio X”.

 
jaquetão da fantasia 
de Lorde Mexicano
Deliciosos na Folia - 1958
PRAÇA PIO X~

Leide Câmara

  • Praça Pio X
    Letra e música: Airton Ramalho
    Gravado no Long Play Reencontro 1975
    Interprete: José Alves
    Pio X praça que desapareceu
    Praça de muita recordação
    Lá foi onde o nosso amor nasceu
    E onde eu perdi meu coração
    Praça, o teu nome vão guardar
    E de quem lá foi namorar
    Não esquecerá
    Breve, tu serás a casa de Deus
    És a nossa homenagem
    E também o nosso adeus

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

O CARNAVAL ESTÁ CHEGANDO



   
 
   
Tadeu Arruda Câmara

 
Nossa vida é um carnaval 

Não sei por que quando chega o carnaval, sempre lembro-me das campanhas políticas e quando chegam as campanhas políticas, lembro-me do carnaval. Agora mesmo se aproxima o carnaval e a sensação que me dá é de que vem uma nova eleição. A coisa não é muito difícil de explicar. É que política no Brasil se parece muito com carnaval. Ambos possuem aquele toque anárquico de que tudo pode. No carnaval, temos os foliões, muitos afoitos e destemidos que torcem pelas suas escolas de samba, mantendo a euforia até a quarta-feira de cinzas, dia se escolher a melhor escola. Na campanha política, temos os eleitores, muitos, também, afoitos e destemidos que torcem pelos seus partidos até chegar o dia da eleição. No carnaval, temos os pierrôs, as colombinas e os arlequins. Na política temos os cabos eleitorais, eleitores e chefes políticos. No carnaval, o arlequim, personagem da Commedia dell’Arte (Itália), que trai o Pierrô, roubando-lhe sua colombina. Na política, temos os eleitos enganando o povo. 

Não podemos deixar de citar que no carnaval, assim como na política, a força geratriz é o dinheiro. Dinheiro quase sempre sujo, caixa dois. No carnaval, vem do jogo do bicho, uma maneira de suavizar a pesada imagem do Bicheiro no mundo da contravenção. Na política, vem das construtoras, uma via de duas mãos: uma leva a doação a outra faz o retorno com o sofrimento do povo brasileiro. Esta história de liderança política sem dinheiro, principalmente no Rio Grande do Norte, é conversa pra boi dormir. Eu vi Aluisio Alves, maior expressão política do Estado, não conseguir eleger um neto vereador em Natal. Mais tarde entrevistado por um canal de televisão, respondeu a um jornalista que não elegeu o neto porque não teve prestígio. Foi aí que comecei a entender a grandeza de um homem chamado Aluisio Alves. 

A capital do carnaval é a cidade do Rio de Janeiro, Avenida Marquês de Sapucaí, cujo Sambódromo foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A capital política do Brasil é Brasília, também projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Note que os políticos de Brasília sempre aparecem na Sapucaí, buscando popularidade, e os da Sapucaí em Brasília buscando sobrevivência. 

A semelhança entre política e carnaval é tão grande que o Estado de São Paulo, nosso maior polo industrial, elegeu o palhaço Tiririca como deputado federal mais votado da história do Brasil. É protesto ou voto consciente? Pode até ser carnaval fora de época. 

Não podemos deixar de falar da figura do palhaço. Este sim, o grande elenco formador de nossa sociedade. Lembro um dia, hospedado num hotel de terceira categoria em São Paulo, em busca de trabalho, tempos difíceis, acordo, alta madrugada, e na cabeceira de mesa encontro um livro, já amarelado pelo tempo, e leio uma frase de Charles Chaplin: “eu continuo sendo apenas um palhaço, o que me coloca em nível bem mais alto do que o de qualquer político. No silêncio daquela noite, pude refletir o quanto somos palhaços. Fomos palhaços quando uma ministra totalmente desequilibrada e um presidente tido como louco e corrupto confiscaram todo nosso dinheiro, deixando toda população abobalhada. Vai fazer isto em outra nação. Vai? Fomos palhaços quando um governo incompetente cuja música de campanha dizia que soprava um vento forte no Rio Grande do Norte e que este vento mudaria nossa sorte. Este vento só trouxe perseguição à classe de professores e quebrou nosso maior patrimônio, o Bandern - Banco do Estado do RN. Fomos palhaços quando um grupo de grandes devedores, apelidados de empresários, não querendo pagar altas somas ao BDRN - Banco do Desenvolvimento do RN resolveu simplesmente fechá-lo, deixando as dívidas pelos labirintos insondáveis da corrupção. Enquanto isso, aquela senhora que furtou uma lata de sardinha no supermercado para matar a fome de uma criança faminta, passou seis meses na penitenciária. 

As Máscaras são comuns tanto nos foliões, como nos políticos. Nos foliões são confeccionadas a caráter, conforme a imaginção, a fantasia. Nos políticos, nascem com eles, fazendo parte de sua personalidade. Observe um encontro com um político antes de uma eleição, sorriso fácil, sempre com perguntas, "por onde anda você"? "Precisamos conversar, você some". Passada a eleição, cara fechada, ar de preocupação, um leve aceno. Pensamos até ser uma outra pessoa. 

Por todas essas coisas concordo com Moacir Franco, "nossa vida é um carnaval. Também sopraram cinzas no meu coração e os clarins silenciaram quando caiu a máscara de minha ilusão". Talvez em outro dia e os clarins voltem a tocar e uma nova máscara usarei para esconder uma outra dor.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016


terça-feira, 2 de fevereiro de 2016


EM DIA COM A ACADEMIA  Nº 02   1/2/2016
Cuidando da Memória Acadêmica.

Aniversariante do mês de fevereiro:
Parabéns Dorian Gray - Cadeira 9  dia 16/02

Posse Marcelo Navarro – Cadeira 39 -  Dia 20/01/2016
.

Mesa de Abertura

Presença de 20 Acadêmicos

Comissão de Recepção  : Acadêmicos Vicente Serejo, José Augusto Delgado
e o Cônego José Mário.



Comissão de Vestes Acadêmicas: Carlos Gomes, Elder Heronildes e Paulo de Tarso



z
Orador: Acadêmico Jurandyr Navarro.

Presença Acadêmica


CADEIRA 2 –  ERNANI ROSADO
CADEIRA 5  -  MANOEL
CADEIRA 6  - JOÃO BATISTA CABRAL
CADEIRA 10  - PAULO MACEDO
CADEIRA 11-  PAULO DE TARSO
CADEIRA 14 -  ARMANDO NEGREIROS
 CADEIRA 18  - JOÃO MEDEIROS (PADRE)
CADEIRA 19 - MURILO MELO 
CADEIRA 21-  VALÉRIO MESQUITA
 CADEIRA 22 - JOSÉ MÁRIO  (CÔNEGO)
CADEIRA 23 -  IAPERI  ARAÚJO
 CADEIRA 24-  SÔNIA FAUSTINO
  CADEIRA26- DIOGENES DA CUNHA LIMA 
 CADEIRA  27 -  VICENTE SEREJO
CADEIRA 28 -JURANDYR NAVARRO

  CADEIRA 31- LEIDE CÂMARA
CADEIRA 33- CARLOS GOMES
CADEIRA 36 -  JOSÉ DELGADO 
 CADEIRA 37 - ELDER HERONILDES
  CADEIRA 39 -  MARCELO NAVARRO
        
Eleitos (falta tomar posse)

CADEIRA 13- EULÁLIA  BARROS 
CADEIRA 20-  JARBAS MARTINS

Fotos
JURAMENTO A GRANDE AMIGA CANTARELLIA FAMÍLIA  
AMIGOS E RECEPÇÃO

COM A CÚPULA DA ANRL 
COM AMIGOS
DISCURSO

A MESA EM SINAL DE RESPEITO CANTA O HINO NACIONAL



Outros Assuntos:

Lembrar aos Acadêmicos (as) Doação de Livros para Biblioteca da Escola Augusto Severo (Deixar na Academia).

Memória Acadêmica

Na Biblioteca da ANRL “ Padre Luiz Monte”, (Diretor Jurandyr Navarro)
Tem todos os seus livros publicados?

Revista da ANRL (Manoel Onofre Júnior, Diretor )

Mandar material para Revista, até o dia 15 de fevereiro.


 

Logomarca dos 80 anos da Academia Norte-Riograndense de Letras


Acadêmica Leide Câmara
Secretária


___________________________________________________________

CNPJ: 08.343.279/0001-18
Rua: Mipibu, 443 – Petrópolis – Natal/RN  CEP 59020-250  -  Telefone: 84- 3221.1143
E-mail: academianrl@gmail.com

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

OLHA O CARNAVAL AÍ GENTE!!!!!!!!



OLHA O CARNAVAL AÍ GENTE!!!!!!!!

OLHA O CARNAVAL AÍ GENTE!!!!!!!!

OLHA O CARNAVAL AÍ GENTE!!!!!!!!

domingo, 31 de janeiro de 2016

 HOJE, 31 JAN 2016 
Completo - 1 hr
The Voice Kids - Íntegra 31 Janeiro 2016
1 de 28 - 1 min
Conheça Luiza Haggsträm
2 de 28 - 5 min
Luiza Haggsträm canta ‘Somewhere over the rainbow’ na Audição do The Voice Kids
3 de 28 - 1 min
Conheça Pepê Santos
4 de 28 - 5 min
Pepê Santos canta “Um degrau na escada” na Audição do The Voice Kids
5 de 28 - 1 min
Conheça Tavinho Leoni
6 de 28 - 4 min
Tavinho Leoni canta “A voz do morro” na Audição do The Voice Kids
7 de 28 - 1 min
Conheça Amanda Lyra
8 de 28 - 4 min
Amanda Lyra canta “Eu sei” na Audição do The Voice Kids
9 de 28 - 1 min
Conheça Isadora Porto
10 de 28 - 4 min
Isadora Porto canta “As canções que você fez pra mim” na Audição do The Voice Kids
11 de 28 - 1 min
Conheça Mari Cardoso
12 de 28 - 4 min
Mari Cardoso canta “Agora só falta você” na Audição do The Voice Kids
13 de 28 - 1 min
Conheça Ally Victory
14 de 28 - 4 min
Ally Victory canta “Stone Cold” na Audição do The Voice Kids
15 de 28 - 1 min
Conheça Stéffany Laura
16 de 28 - 5 min
Stéffany Laura canta “Primavera” na Audição do The Voice Kids
17 de 28 - 1 min
Conheça Ellen Clícia
18 de 28 - 4 min
Ellen Clícia canta “Mais ninguém” na Audição do The Voice Kids
19 de 28 - 1 min
Conheça Carol Passos
20 de 28 - 4 min
Carol Passos canta “Pride and Joy” na Audição do The Voice Kids
21 de 28 - 1 min
Conheça Vitória Lopes
22 de 28 - 3 min
Vitória Lopes canta “Mais uma vez” na Audição do The Voice Kids
23 de 28 - 1 min
Conheça Luísa Costa
24 de 28 - 5 min
Luísa Costa canta “Fly me to the moon” na Audição do The Voice Kids
25 de 28 - 40 seg
Conheça Vicky Valentim
26 de 28 - 3 min
Vicky Valentim canta “Beautiful” na Audição do The Voice Kids
27 de 28 - 1 min
Conheça Roberto Matheus
28 de 28 - 4 min
Roberto Matheus canta “Cê que sabe” na Audição do The Voice Kids

RECOMENDADOS

3
 
COMENTÁRIOS