sábado, 7 de maio de 2016

FUNDHUOL, UM SONHO PERDIDO!


Precisamente em 1º de abril de 1993 se tornava realidade escritural a FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES - FUNDHUOL, resultado do anseio de uma plêiade de médicos potiguares mais vetustos, sob o comando de Onofre Lopes Júnior.
Fui convidado para lhe dar régua e compasso através da elaboração dos Estatutos regulamentares, devidamente aprovados pelo Ministério Público do Estado e registrado em Cartório, tomando o nº de inscrição no CNPJ 40.986.465/0001-88 com o escopo de fazer funcionar uma entidade privada, com sede provisória no próprio Hospital Onofre Lopes, num projeto de atendimento ao povo mediante uma retribuição simbólica, uma espécie de SUS particular.
Essa ideia foi consolidada após um encontro do Dr. Onofre Jr. e a minha pessoa com o Dr. Jesus Zerbini, que nos atendeu e sugeriu a forma de criação dessa associação civil, sem fins econômicos, em simetria com outras por ele orientadas noutros Estados brasileiros.
O sucesso do empreendimento dependia unicamente de uma coisa - a celebração de um convênio com a UFRN, que seria o foco e beneficiário do desenvolvimento do seu hospital, tendo como público final O POVO.
Redigi os termos provisórios do Convênio o qual, por conveniência da Universidade não foi celebrado, frustrando o sonho, afinal sepultado por decisão da justiça no final da segunda década do ano 2000.
Hoje, com a crise de todas as atividades básicas do Estado, em particular a saúde, com fechamento de empresas prestadoras de serviços e reduzindo a assistência hospitalar oficial, vemos como teria sido importante, fundamental mesmo, que a FUNDHUOL tivesse sobrevivido.
Foi uma ideia elogiável, mas um sonho perdido.
Coisas da província!


sexta-feira, 6 de maio de 2016

H O J E






quinta-feira, 5 de maio de 2016



           
EM DIA COM A ACADEMIA  Nº 11 – 02-05-2016
Cuidando da Memória Acadêmica.


Aniversariante do mês de MAIO:
Parabéns aos aniversariantes.


JOSÉ AUGUSTO DELGADO   - Cadeira 36 
07/05
ARMANDO NEGREIROS -  Cadeira 14 
09/05
LENINE PINTO - Cadeira 34
12/05
FRANCISCO FAUSTO - Cadeira 15
13/05
ITAMAR DE SOUZA -  Cadeira 29
29/05

  
Dia 5 de maio (quinta-feira)
Lançamento do livro “Escrituras do Brasil profundo e outros sítios”
da Acadêmica Sônia Faustino.
Na Academia de Letras – ANRL
19h


 
  
Dia 6 de maio (sexta-feira)
Salão em Homenagem ao Acadêmico  Dorian Gray
Lançamento do livro “Dom Marcolino Dantas por ele mesmo”,
do Acadêmico Cônego José Mário.
Local Pinacoteca (Palácio Potengi)
Abertura 19 h






Dia 10 de maio (terça-feira)
Na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras – Térreo
Ás 16 horas

Assembleia Geral - Sessão Conjunta com o  Conselho de Cultura.

Homenagem ao Imortal Ticiano Duarte, segundo sucessor da cadeira 35, que tem como Patrono Juvenal Antunes ,  fundador Edinor Avelino , primeiro sucessor Gilberto Avelino

Necrológio - Saudação de Louvor ao imortal Ticiano Duarte será proferida pelo Acadêmico Ivan Maciel.

AVISO

Estamos aguardando o enviou de sua  FOTOGRAFIA para   
“Álbum com o Desenho  dos Acadêmicos”  
pelo artista plástico, Francisco Iran
(desconsiderar o aviso quem já enviou a foto)


.  Acadêmica  Leide Câmara

Secretária Geral


===============================================================
CNPJ: 08.343.279/0001-18
Rua: Mipibu, 443 – Petrópolis – Natal/RN  CEP 59020-250  -  Telefone: 84- 3221.1143

http://www.anrl.com.br / E-mail: academianrl@gmail.com

quarta-feira, 4 de maio de 2016

H O J E




XXI Seminário de Pesquisa do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e do VI Colóquio de Pesquisa em Ciência da Informação. 

Mesa redonda acontecerá como parte dos eventos com discussão sobre o: Políticas de Informação, Cidadania e Justiça Social. Estarão presentes o Prof. Carlos de Miranda Gomes (UFRN), a Profª Drª Maria Guiomar da Cunha Frota (UFMG), Prof. Dr. Marcos Galindo (UFPE) e Profª Drª. Margarida Dias (UFRN).

Entre outros temas será feita exposição sobre a experiência da Comissão da Verdade instituída na UFRN e os aspectos relacionados à Memória que a Comissão traz consigo.

O evento acontecerá nesta quarta-feira às 15:00 no auditório do Núcleo de PRÁTICAS JURÍDICAS (NPJ), ao lado do CCSA.
Coordenador:

Pedro Neto
Doutor em Ciência da Informação
Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Tel: 084 3215-3515

terça-feira, 3 de maio de 2016

COMEÇA HOJE




domingo, 1 de maio de 2016

1º DE MAIO



História do Dia do Trabalho

História do Dia do Trabalho, comemoração, 1º de maio, criação da data, origem, eventos, protestos, reivindicações, direito dos trabalhadores, bibliografia

Manifestações e conflitos em Chicago (1886): origem da data







Manifestações e conflitos em Chicago (1886): origem da data

História do Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. 

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.







História do Dia do Trabalho Temas Relacionados
Bibliografia Indicada
- Os sentidos do trabalho
  Autor: Antunes, Ricardo
  Editora: Boitempo
  Temas: Sociologia

- Da divisão do trabalho social
  Autor: Durkheim, Émile
  Editora: WMF Martins Fontes
  Temas: Sociologia

FONTE:Sua Pesquisa

SONIA FAUSTINO LANÇA LIVRO NO DIA 05