sexta-feira, 16 de setembro de 2016

QUANDO A FICÇÃO VIRA REALIDADE




Como cidadão comum gosto de assistir novelas. Dentre tantas já acompanhadas, "O Velho Chico" me causou uma especial atenção - o cenário autêntico, os personagens e as revelações artísticas.
Foi emocionante a cena do personagem "Santo" que, baleado, foi levado pelo rio e recolhido por índios da região e então ressurge para a vida, dentro de um misticismo próprio do brasileiro. Vibrei com esse retorno.
Ontem foi diferente. Um choque - tão forte quanto no dia em que perdemos Elvis. 
Agora foi o dia e a vez de DOMINGOS MONTAGNER, que repetindo a cena do mergulho no Velho Rio São Francisco, do qual escapou, desta vez foi a realidade do resgate sem vida.
Não sei explicar a minha profunda admiração por esse ator. Possivelmente por ter representado muito bem o homem forte do nordeste, o homem grande e rude, mas com a pureza de uma criança. Afinal, ele é oriundo da mais legítima fábrica de arte, de ilusões e de pureza - O CIRCO.
Estou realmente abalado com a perda desse ator que tinha tudo para galgar o altar da glória, mas foi chamado pelo Criador para alguma missão na Casa Celestial.
Que seu exemplo fique entre nós e sua alma seja recebida na Glória de Deus.
Tudo tem o seu tempo certo. O físico passou, mas a arte continuará na lembrança de todos como uma referência daqui por diante.
Imagem inline 1

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

terça-feira, 13 de setembro de 2016




Convite

A Cooperativa Cultural têm o prazer de convidá-lo para o lançamento do livro “Lastanosa: Memória e história do intelectual e holotecário do século XVII”, da autora Laura Sánchez.

Local
Cooperativa Cultural
Centro de Convivência Djalma Marinho/Campus Central UFRN


DATA E HORA
16 de Setembro de 2016 às 11h.
 

Sejam todos bem-vindos! 

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

ELEIÇÕES NA ALEJURN



Na Assembleia Geral realizada nesta data (12/setembro de 2016), na sua sede provisória na Procuradoria Geral do Estado, a ACADEMIA DE LETRAS JURÍDICAS DO RIO GRANDE DO NORTE - ALEJURN realizou duas eleições, no período das 8 às 16 horas. A primeira para a escolha da Nova Diretoria e Conselho Fiscal para o período 2016-2018, com a vitória da chapa única comandada pelo Acadêmico Lúcio Teixeira, assim composta: DIRETORIA: Presidente: LÚCIO TEIXEIRA DOS SANTOS, Vice-Presidente: MARCELO ALVES DIAS DE SOUZA, Secretário Geral: ARTHÚNIO DA SILVA MAUX; Secretário Geral Adjunto: PAULO LOPO SARAIVA; Tesoureiro: FRANCISCO BARROS DIAS. CONSELHO FISCAL: Três (03) Membros: ZÉLIA MADRUGA, LUIZ ANTÔNIO MARINHO e JOSÉ ADALBERTO TARGINO ARAÚJO. Esse pleito foi dirigido pela Comissão Eleitoral composta pelos Acadêmicos: Presidente ODÚLIO BOTELHO MEDEIROS e Membros FRANCISCO DE ASSIS CÂMARA e CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES, que apurou e proclamou o resultado do pleito e deu posse aos eleitos a partir desta data. Na outra eleição, dirigida pela Comissão Eleitoral formada pelos Acadêmicos ZÉLIA MADRUGA, Presidente e Membros PAULO LOPO SARAIVA e EIDER FURTADO DE MENDONÇA E MENEZES, foi escolhida pela maioria absoluta dos seus membros, a Advogada LÚCIA JALES para ocupar a cadeira 27 em que é Patrono o Jurista JOSÉ GONÇALVES DE MEDEIROS  e seu último ocupante o Jurista JOANILO DE PAULA REGO. A posse será programada brevemente.
PARABÉNS AOS ELEITOS.
PREVIDÊNCIA: CONSISTÓRIO DAS ALMAS PENADAS

Valério Mesquita*

“Sem reforma, não haverá garantia para aposentados”, falou Eliseu Padilha sobre o liseu da Previdência. Que ela precisa de reforma, mudança, não tenho dúvidas, como cidadão e aposentado. Outra evidência reside na presunção de que ninguém perderá o direito adquirido. Sabe-se que o seu déficit vem rolando há muito tempo e os estados brasileiros têm parte nisso. Padilha, tem pleno conhecimento que ela é vítima de várias quadrilhas. Dos fraudadores que se misturam dentro do corpo funcional da instituição, de certos e incertos movimentos sindicais de trabalhadores, de muitos patrões que sonegam, de congressistas conservadores que não admitem modificações no texto da lei previdenciária e por ai vai. O fato é que os políticos não desejam incluir no elenco das medidas para salvar o rombo a taxação das grandes fortunas do país.
A Previdência brasileira virou Maria da Penha de há muito tempo. Décadas. Muitos programas politiqueiros foram implementados sugando o dinheiro dela. Desordenadamente. Arrecada-se do trabalhador privado e do servidor público mas não se aplicam critérios, princípios e contenções. O vazamento do desconto previdenciário é permanente e imanente. Parto do pressuposto de que o dinheiro extraído do contracheque do funcionário ou do operário é patrimônio inalienável deles. Trata-se de uma garantia intocável para o futuro. Ninguém pode meter a mão no bolso dos segurados porque albergam um direito adquirido provindo de um ato jurídico perfeito e como tal, julgado. Enviar projetos de lei para derrogar de forma contínua o tesouro das categorias sociais beneficiárias, além de constitucionalmente assegurado, significa em peculato contra o direito individual e da cidadania. E essa ilicitude é coonestada por outra lei chamada de “Leviatã”, ato que determina saques tantos quantos necessários sejam, até raspar o tacho. Isso é um absurdo!
Aqui, no Rio Grande do Norte aconteceu. O saque já atinge quase hum bilhão de reais. E a dinheirama toda tem possibilidade de ser restituída? Só se for no governo do tataraneto de algum político de hoje.  A crise que o Estado atravessa é muito grave. A máquina estatal é pesada e os privilégios de determinadas categorias insuportáveis. O socorro emergencial buscando na previdência potiguar, acarretou algumas reciprocidades de atitude, de gestos, de sensibilidade, da parte do governo? Pelo menos na tabela do pagamento mensal, não poderiam eles figurar entre os beneficiados servidores da ativa?  Ou de terem sido pagos os 40% do décimo terceiro salário? Coisa nenhuma!! De um modo geral, o Brasil é um país de injustiças. Quem foi bom, correto, honesto, justo, caso se aposente, tá lascado. Além do contracheque capado, um pedaço dele é tirado todo mês e o patrimônio de ser previdenciário agora é cinza. Tudo acabado e nada mais.  
Nesse cenário de strip-tease patrimonial da Previdência do Rio Grande do Norte, eu não escutei um gemido sequer de nenhuma categoria funcional. A pergunta agora é a seguinte: “a Previdência estadual vai também mudar para se preservar (sic), porque se não mudar, não vai haver mas a garantia do recebimento da aposentadoria, assim como vai ocorrer com a nacional? O desenvolvimento da economia tanto a nacional, quanto a potiguar, delas ainda não se vislumbram sinais de retomada. Os dois problemas não serão solucionados através de lei, de papel – nem a curto prazo. Assim como, a saúde, a segurança, a droga, a educação e o desemprego. A questão da reforma previdenciária, é duvidosa e dá margem a hesitações e perplexidades pelo tamanho dos seus efeitos no universo administrativo e social. Nesse campo de radiações interativas e magnéticas, com a moral política minada pela Operação Lava Jato, o Brasil ainda vai sofrer muito para exorcizar as almas penadas de todos os destroços.   

(*) Escritor.

domingo, 11 de setembro de 2016

MEU ANIVERSÁRIO

ALGUMAS MENSAGENS PELOS MEUS 77 ANOS DE VIDA

Almoço com a família na casa 560, onde prestei uma homenagem aos 
antigos moradores MÍLTON NOGUEIRA E LOURDINHA.

Meus queridos leitores, a propósito do meu aniversário neste último dia 10 de setembro, resolvi rememorar algumas passagens breves da minha vida e algumas circunstâncias em torno dele.
A passagem de cada ano da nossa vida nos faz regredir no tempo e recordar muitas e gratas comemorações - nuns anos mais em outros menos. 
Lembrei do tempo em que exercia atividade pública e era ativo na vida profissional, com registros nas colunas dos mais renomados jornalistas potiguares - alguns já partiram, outros não atuam mais. Os atuais? Não sabem que eu existo. Mas isso não representa nada diante dos parentes e amigos, em grande número - alguns que não se lembraram, tenho a certeza, vão depois me procurar, pois as contingências do dia a dia nos leva a isso. Mas considero-me cumprimentado por todos os amigos e velhos companheiros de caminhadas.
Nos últimos tempos tenho receio da data do meu nascimento para não coincidir com a partida de tantos amigos, como aconteceu com o inesquecível Dr. ALMIR ONOFRE e ontem do confrade JOSÉ EDUARDO VILAR CUNHA.
Ademais disso, tenho grandes amigos que estão com a saúde abalada, como JOÃO LEANDRO, DR. ERNANI ROSADO e KERUBINO PROCÓPIO, que não me alegram em comemorar aniversário. Prefiro o presente de uma boa notícia do restabelecimentos deles.
De qualquer forma, para passar o tempo, faço o registro de algumas mensagens recebidas:

   
Eduardo Onofre
10 de setembro às 07:06
Feliz aniversário,com votos de muitas alegrias e saúde! Que o seu dia seja bem especial ao lado de sua bela família!


Zelia Onofre
10 de setembro às 08:04
Feliz aniversário carlos Gomes muita saude paz e um dia repleto de alegrias junto a sua Tereza filhos netos noras e genros, você merece é um amigo irmão,Toda a minha familia lhe rende homenagem, somos irmãos,são muitos anos passados um abraço.


   
Josenilde Romano
10 de setembro às 07:10
Parabéns pelo seu niver, muita paz e luz.....
   
Gustavo Sobral
9 de setembro às 12:03
Caro Carlos D Miranda Gomes contar um pouco da história de Natal pela história do seu patrimônio é o que conta o aplicativo, na entrevista falar sobre a cidade, a sua história e seus personagens, um abraço, Gustavo.
   
Thiago Motta
11 de setembro às 02:37
Caro Dr. Carlos, parabéns! Desejamos muita felicidade, saúde e tudo de bom para o senhor. Abraços dos Motta!
Arkeley Shouza
10 de setembro às 23:34
Parabéns! Tudo de melhor hoje e todos os dias, acrescido de saúde, harmonia e proteção divina. Abraço.
Glaucione Lima
10 de setembro às 22:58
parabéns que o Senhor lhe abençoe hoje e sempreee.... bjs


Claudionor Barbalho
10 de setembro às 22:10
Parabens,muitas felicidades e vida longa!

Leonardo Gondim
10 de setembro às 21:33
Parabéns Tio Carlos!! Tudo de melhor em sua vida!! Forte Abraço....

Kennedy Diogenes
10 de setembro às 20:34

Carlos D Miranda Gomes é um grande exemplo para todos nós. Somos nós os felizardos no dia de hoje. Parabéns, meu amigo.


Ana Maria Da Câmara Guedes
10 de setembro às 20:05
Prezado Carlos, Parabéns! Muita felicidade, saúde e paz! Abraço!
Marcos Medeiros
10 de setembro às 19:42
Parabéns Dr. Carlos D Miranda Gomes. Que Deus ilumine sempre seus passos para que você continue sendo luz na vida de seus familiares. Um abraço de Marcos e Kissia.