sexta-feira, 28 de outubro de 2016

quinta-feira, 27 de outubro de 2016



DIA 27 MACAÍBA 139 ANOS

Valério Mesquita*

O ponto alto das comemorações dos 139 anos da emancipação política e administrativa de Macaíba continua sendo o bicentenário de nascimento do seu fundador Fabrício Gomes Pedroza, cujas cinzas foram trasladadas do Rio de Janeiro para a igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição. O vinte e sete de outubro de 1877, pela lei nº 801, Macaíba – que antes se chamava Coité – desmembrou-se de São Gonçalo. Aí amplia-se o período de esplendor comercial do porto de Guarapes que irradiou energia econômica a todos os quadrantes. Monopolizou o sal para o sertão, incentivou a indústria açucareira do vale do Ceará-Mirim, financiou a produção adquirindo as safras das fazendas de algodão, cereais, couros e peles. Fundou a “Casa dos Guarapes” e do alto da colina comandou o seu mundo de transbordamentos, onde tudo era rumor, vida, agitação, atividade.
É nesse vácuo de duzentos anos que reside a minha perplexidade. Um silêncio dominado pelo abandono e a indiferença. Ninguém coloca em cena a coragem de contemplar restituído o universo oculto de Fabrício que fez brilhar o nome de Macaíba dentro e fora do Rio Grande do Norte, na segunda metade do século dezenove. Não bastam, apenas, reprisá-lo com lendas e narrativas, como tivesse sido um mundo de ficção. Melhor que a dispersão da palavra solta é ouvir o eco de suas paredes reerguidas, das vozes trazidas pelo vento das vidas que não se pulverizaram mas renasceram pelas mãos das novas gerações. Esse universo semidesaparecido, clamo por ele, aqui e agora, afirmando que a melhor imagem de um homem, após a morte, não são as cinzas, mas a obra que legou à posteridade, revivida e restaurada como reconfortante e fiel fotografia de sua história e vida.
Como guerreiro solitário, luto há mais de quinze anos pela restauração dos escombros do empório dos Guarapes. Como membro, àquela época, do Conselho Estadual de Cultura do Estado, consegui o tombamento. De imediato, no desempenho do mandato parlamentar obtive do governo a desapropriação da área adjacente. Batalhei, em alto e bom som, junto aos gestores públicos a elaboração do projeto arquitetônico, que, até hoje, dormita em armário sonolento da burocracia. Foi uma agitação, apenas, que não se moveu nem comoveu. Saí dos movimentos da superfície oficial, para as janelas da imprensa e outras vozes, em coro uníssono, oraram comigo pelas ruínas da mais reluzente história da economia do Rio Grande do Norte: os Guarapes. Todo esse conjunto de verdades fixas foi ilusão imaginar que a lucidez jamais se disfarçaria em surdez. Como enfrentei e venci no passado, partindo de perspectivas débeis e precárias, óbices quase intransponíveis para a restauração das ruínas do Solar do Ferreiro Torto e da Capela de Cunhaú, sinto que não perdi os laços entre a fragmentação do sonho e a fé incondicional no meu pragmatismo, de que tudo, até aqui, nada foi em vão.
Reproduzir a realidade, tal que se imagina que fosse, o burburinho comercial e empresarial daquele tempo de Fabrício, faz-nos refletir e aprender para ensinar aos jovens de hoje através de exemplos, imagens e ritmos, a saga de que vultos como o dele iniciaram uma figuração, nova, nítida e luminosa, pouco tempo depois, numa Macaíba que começava a nascer com Auta de Souza, Henrique Castriciano, Tavares de Lyra, Augusto Severo, Alberto Maranhão, João Chaves, Octacílio Alecrim e outros que construíram em modelos de vidas o prestigio da terra natal – que não se evapora, nem se desmancha. Essa realidade para mim é tensa e inquieta, porque cabe hoje revivê-la em todos nós. É imperioso que os nossos governantes tracem esboços para uma saída, uma superação, criando-se fendas e passagens, para juntos, todos, respirarmos o oxigênio da convivência com os nossos antepassados. Se todos nós pensarmos assim, com cada palavra significando labareda, lampejo, no centésimo trigésimo nono aniversário, derrubem, pois, os obstáculos que impedem as luzes da memória dos Guarapes refletirem sobre a posteridade. Se assim não agirmos tudo será cinzas.
Até hoje, o que foi feito: a) Projeto técnico de restauração está numa UTI da Fundação José Augusto; b) O Ministério do Turismo destinou quase hum milhão de reais para a largada; c) É preciso que esse projeto chegue em Brasília dentro do prazo além da contrapartida do Estado; d) Que nos Guarapes se erga o Museu do Comércio do Rio Grande do Norte. Viva o 27 de outubro!

(*) Escritor.

H O J E




A ACADEMIA DE LETRAS JURÍDICAS DO RIO GRANDE DO NORTE - ALEJURN, CONVIDA TODOS OS SEUS MEMBROS TITULARES, A CLASSE JURÍDICA DO ESTADO, OS AMIGOS E FAMILIARES DO PRANTEADO ACADÊMICO FRANCISCO FAUSTO, PARA ASSISTIREM A SOLENIDADE DO SEU NECROLÓGIO, A OCORRER NA SEDE DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO, HORÁRIO 10 HORAS, TENDO COMO ORADOR ESPECIAL O ACADÊMICO VALÉRIO MARINHO.



Academia de Letras Jurídicas do Rio Grande do Norte - ALEJURN
Fone: (84) 3232-2890  - Natal/RN

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

VII - ENCONTRO POTIGUAR DE ESCRITORES







PROGRAMA



27.10.2016, QUINTA-FEIRA
9h – Abertura Solene
(Eduardo Gosson – Presidente da UBE-RN)
Homenagem aos escritores que escrevem para crianças (entrega de um DIPLOMA ESPECIAL) e a comemoração do DIA DO LIVRO INFANTOJUVENIL 08 de setembro nas esferas estadual e municipal
01. Antônio Francisco; 02. Bartolomeu Correia de Melo (in memoriam); 03. Celeste  Borges; 04. Diógenes da Cunha Lima;  05. Flauzineide Moura Machado; 06. José de Castro; 07. Juliano Freire de Souza; 08. Nati Cortez (in memoriam); 09. Salizete Freire Soares; 10, Homero Homem.
10h – lançamento  da revista literária eletrônica Kukukaia
(Alfredo Neves e José Ivam Pinheiro- editores)
10h30 – O papel das leis de leituras literárias: balanço municipal e estadual
(Claudia Santa Rosa-SEEC e Justina Iva-SME)
Moderadora: Flauzineide Moura Machado-UBE-RN
15h -  Parnamirim, um rio de leitura
(Angélica Vitalino)
 16h30 – A Importância em formar novos leitores
(Erileide Rocha-SEEC, José de Castro-UBE-RN e Salizete Freire Soares-UBE-RN)
Moderador: Juliano Freire de Souza-TJRN
28.10.2016, SEXTA-FEIRA
09 h – Câmara Cascudo e a literatura infantil
(Daliana Cascudo-LUDOVICUS e Vicente Serejo-ANL)
Moderador: Humberto Hermenegildo-UFRN
  10h30- O Ofício da Poesia
(Paulo de Tarso Correia de Melo -ANL, Lisbeth Lima - UBE-RN e Roberto Lima de Souza-IHGRN)
Moderador: Lívio Oliveira-UBE-RN
15h – O Vale Cultura
IsauraRosado-FJA / Secretaria Extraordinária de Cultura
16h30 – As UBE’s, As Academias de Letras e os Conselhos Estaduais de Cultura na construção de um país de leitores
(Juçara Valverde/UBE-RJ; Zelma Furtado /AFLRN; Iaperi Araújo/CEC e Joana D’arc/AFLAM)
Moderador: Nelson Patriota/ANLRN
   18h- Encerramento





DIA 27 - AGENDE-SE

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

domingo, 23 de outubro de 2016





ANAIR FERREIRA, FAMILIARES E AS INSTITUIÇÕES ACADEMIA MACAIBENSE DE LETRAS E INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE CONVIDAM PARA A 


MISSA DE 7º DIA

Do nosso pranteado  JANSEN LEIROS FERREIRA

IGREJA DE SANTO AGOSTINHO (Conjunto dos Professores)

dia 24 de outubro

18,30 horas

Celebrante: Padre Gentil.

PROMOVEC TEM NOVOS DIRIGENTES



À partir de primeiro de janeiro de 2017 a PROMOVEC terá novos dirigentes.








A Comissão Eleitoral composta pelos associados, Carlos Roberto de Miranda Gomes, Presidente, Justa Maria Mota, Membro e Alzirene Nunes de Carvalho, Membro, com a presença permanente do Presidente da Diretoria Executiva Provisória, Doutor Carlos Dutra, foi realizado, com sucesso o pleito convocado para o último dia 22.  

A reunião da assembleia geral ordinária teve início na hora aprazada, 8 (oito) horas e ocorreu regularmente até as 17 (dezessete) horas, sem nenhuma anormalidade, comparecendo um total de 37 (trinta e sete) associados, correspondendo a igual número de votantes, sendo 25 (vinte e cinco) votos presenciais e 12 (doze) por correspondência, ultrapassando o quorum estatutário da maioria absoluta, fixada em 31 (trinta e um) votos. Após o depósito dos votos na urna, foram apurados os votos com o seguinte resultado: 37 (trinta e sete) votos SIM (pela aprovação dos nomes da chapa única); nenhum voto em BRANCO e nenhum voto NÃO (pela não aprovação dos nomes). Com o números antes registrados foi proclamado o resultado da ELEIÇÃO considerados eleitos os seguintes associados para os cargos expressamente designados: PROMOVEC biênio 2017-2018: I – CONSELHO DELIBERATIVO (TITULARES): 01. Esam Giries Elali; 02. José Nascimento de Araújo; 03. Floriano Cavalcanti de Albuquerque Neto; 04. Lawrence Silveira Santiago; 05. Roberta de Oliveira Xavier; 06. Alzirene Nunes de Carvalho; 07. José Narcélio Marques de Souza; 08. Augusto Coêlho Leal; 09. Rui Câmara de Souza; 10. Carlos Alberto Salustino Dutra; 11. Maria das Neves Pereira Pinto.

A posse ocorreu imediatamente, registrando-e a ausência do associado José Narcélio Marques de Souza. 

Igualmente foi eleito o CONSELHO FISCAL, agora composto pelos associados: Carlos Roberto de Miranda Gomes, Carlos Crescêncio Freire Filho, Helianto dos Santos Lucena e Clécio de Oliveira Godeiro. O membro eleito Rui Pires Bezerra não compareceu para a posse.


Uma vez eleito e empossado o novo Conselho Deliberativo, este reuniu-se, sob a presidência do Doutor Carlos Alberto Salustino Dutra que, pelos votos dos 10(dez) membros eleitos, uma vez que um eleito deixou de tomar posse, elegeu a DIRETORIA EXECUTIVA assim composta: Diretor Presidente: ESAM GIRIES ELALI; Diretor Vice-Presidente: JOSÉ NASCIMENTO DE ARAÚJO; Diretor Financeiro: FLORIANO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE NETO; Diretor Financeiro Adjunto: LAWRENCE SILVEIRA SANTIAGO; Diretor Secretário-Geral: ROBERTA OLIVEIRA XAVIER; Diretor Secretário Adjunto: ALZIRENE NUNES DE CARVALHO. 

Assim, obtida a maioria absoluta de votos nos dois pleitos, podemos avaliar o sucesso das eleições gerais da PROMOVEC que doravante terá um período de transição entre os eleitos e a Diretoria Provisória para as ações, projetos e programas para o próximo veraneio e outras providências permanentes. DESEJAMOS PLENO ÊXITO aos novos gestores e na esperança de um veraneio tão seguro e proveitoso como o anterior, sob o comando eficiente de Carlos Dutra.