segunda-feira, 30 de janeiro de 2017



OUTRAS CARTAS DE COTOVELO11 - 30/janeiro/2017
Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes, veranista e escritor
       



      Chegou o fim do nosso veraneio na Casa de Praia de Cotovelo. Com isso termina o tempo maravilhoso em que prevaleceu a simplicidade e a cumplicidade.
       Desculpem a rima, mas o “desalinho ordenado” (isso é possível?) prevalece com o trajar simples, a decoração improvisada, os costumes se acomodam como os dedos em uma luva.
       Respira-se um ar diferente, cativante, livre de preconceitos - todos ali são iguais. Há solidariedade nos deveres domésticos e outros triviais, como as tarefas de jardineiros, eletricistas, carpinteiros, bombeiros hidráulicos, pintores, churrasqueiros e mais o que for necessário.
       Como centro desse viver está a rede de dormir, lugar de descanso, do culto à preguiças, mas também o melhor canto de uma boa leitura com um cochilo tendo os livros como cobertores.
       A Casa está sempre cheia de amigos e visitantes, ocupando todos os cômodos, aproveitando os muitos armadores distribuídos, dos alpendres da casa, até na sala de visitas.
       Um cochilo após o almoço, reparador das caminhadas e banhos de mar ou de alguma tarefa realizada, não costumeira.
       A hora das refeições é outro momento rigorosamente respeitado, com boa troca de assuntos e degustando pratos diferenciados, não faltando um peixe, uma feijoada, uma carne de sol ou galeto na brasa da churrasqueira do alpendre. Depois um suco ou água de coco, ingredientes de fácil aquisição nas feirinhas do lugar, terminando com um café esperto com tapioca ou cuscuz.
Ouvir os noticiários ou as novelas na televisão comunitária, aguardando-se a recolocação dos colchões amontoados ao anoitecer e bem acondicionados durante o dia.
       Hábito saudável e prazeroso é cuidar do jardim, ainda que de extrema simplicidade, é religiosamente regado para receber a visita do beija-flor que já faz parte da paisagem sentimental da Casa.
       Agora está hora de arrumar os trapos, guardar os livros, conferir as trancas e acondicionar tudo, deixando o carro sem espaço nem para pensamento ensebado!
       A saudade aumenta os batimentos do coração. Por que terminou tão cedo – as obrigações da cidade de pedra estão nos esperando. Mas voltaremos a qualquer momento para conferir as coisas. Ademais o Carnaval está chegando e teremos uma semana de ‘repeteco’ - até que o inverno passe e volte o tempo da alegria.
       Obrigado aos companheiros da PROMOVEC, através da Master e apoio eficiente da Polícia Militar pelo bem executado programa de segurança – nos veremos no dia 11 com o churrasco comemorativo dos seus 30 anos de existência.
       Até logo ...   
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário