segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

UM RETORNO AGRADÁVEL
(Por: Carlos R. de Miranda Gomes)

É Carnaval. Voltei a Cotovelo para uns dias de descanso.
A Comunidade está calma, bem diferente dos dias de tensão na Penitenciária de Alcaçuz. A praia está limpa – as coisas estão funcionando.
Por incrível eu pareça, são raros os sons de festas, daqueles que obrigam todos a ouvir o que não querem. Eles se confundem com o som do vendedor de picolé e de cavaco chinês, que têm parada certa aqui em casa.
A TV é permanentemente transmissão de desfiles ou notícias de Carnaval – São Paulo, Rio de Janeiro e também Pernambuco, Bahia e Natal.
Nossa casa está cheia de gente da família e de amigos permitindo refeições comunitárias no alpendre, ao pé da churrasqueira, acionada com a indiscutível competência de Ernesto, além dos latidos de Toddy José, Malu e o silêncio da caçula Luma, a única educada.
Estou tendo a paz necessária para ler alguma coisa, continuar as minhas pesquisas  no computador, uma breve caminhada na praia, um mergulho  e, incrivelmente, assistir filmes.
Registro “Kubo e as cordas mágicas”, uma animação de grande estilo trazida por Carlos Victor; “Terra de Minas”, presenteado por Dom Inácio – drama pungente da 2ª Guerra, tendo por protagonistas o exército da Dinamarca e jovens prisioneiros alemães. Brutalidade inconsequente de um pós guerra, excessos, autoritarismo, missão suicida de desarmar minas a cargo de meninos soldados sem experiência, quebra de convenções, morte prematuras e, ao final, mercê da convivência, sinais de humanismo de um Sargento instrutor, fazendo renascer o sol da esperança. Vi, ou melhor, revi o “Abre Alas”, chanchada clássica dos tempos de ouro da comédia brasileira, sempre prazerosa!
Nesta segunda-feira, ao sair, graças às chuvas que caíram na noite anterior, assisti o espetáculo do oceano de xananas, essa planta que naturalmente embeleza os terrenos e canteiros, sem nada exigir, senão algumas gotas de água.

Pelas duas horas da tarde o tempo fechou e temi pelo fracasso do Carnaval da PROMOVEC, tão cuidadosamente preparado por Roberta, Octávio e Cornélio, com o apoio do Presidente Esam e adesão de substancial número de associados.

 Marcada a concentração para as 15,30 horas, houve pequeno atraso por conta da chuva, mas logo começou com a carga toda. A bandinha despertou a alegria dos presentes, comandada pelo Maestro França, inclusive muitas crianças acompanhadas dos seus pais.
 
   
Depois começou o deslocamento pela beira-mar, passando pelo trajeto anteriormente planejado, com grande número de foliões.


 
   

 Por fim chegou à sede, com pouca iluminação pois já era noite, mas com a mesma alegria.

 


 Um testemunho: 27/02/17 19:37:09‬: Amigos, estou emocionada em ver tanta alegria e Famílias unidas e felizes...
Parabéns aos organizadores, a PROMOVEC a cada dia fazendo acontecer um mundo melhor....
De Manaus...
Forte abraço carinhoso a todos!!! EDNA BARBOSA

👏🏼🎭👏🏼🎭👏🏼🎭👏🏼



FLAGRANTES DA 1ª COTOVELADA
(Expressão sugerida por Ana Isa)

Créditos das fotos para Roberta Master






















Nenhum comentário:

Postar um comentário