quarta-feira, 9 de agosto de 2017

EM DEFESA DA VIDA E CONTRA A VIOLÊNCIA


COMITÊ EM DEFESA DA VIDA
CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES, escritor

         Em 1989, quando fui Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil -Seção do Rio Grande do Norte, em sessão memorável, lancei um Manifesto criando o Comitê em Defesa da Vida, num trabalho conjunto com a Comissão de Direitos Humanos e Comissão de Justiça de Paz da Arquidiocese de Natal, tudo com a finalidade de combater todo tipo de violência, logrando algumas vitórias.
Naquela ocasião, tive por inspiração as palavras do grande poeta amazônico Thiago de Mello:

Os Estatutos do Homem (Ato Institucional Permanente)

Artigo I
Fica decretado que agora vale a verdade.
agora vale a vida,
e de mãos dadas,
marcharemos todos pela vida verdadeira.

        Pois bem, agora, com o recrudescimento da violência em nosso Estado, com ausência de uma política eficiente por parte do Governo, assistimos diariamente o noticiário das mortes ou agressões aos cidadãos, em episódios absolutamente inusitados e já atingindo pessoas de idade vetusta, como nos recentes exemplos do tenente-coronel, dentista aposentado da Polícia Militar do Estado e do médico Airton Wanderley, dois exemplos de honradez da terra potiguar.
        Estamos numa situação tal que permite indagar: quando chegará a minha vez? Pois ninguém mais escapa da bandidagem, mercê da fragilidade com que é tratado o aparato policial, com contingente defasado e equipamento sucateado.
        O governo atual se elegeu sob a promessa de ser consagrado como o Governador da Segurança, mas a verdade está no outro lado da palavra. Temos que tomar uma providência imediata.
        Conclamo a sociedade civil organizada, em particular os movimentos religiosos, dos Direitos Humanos e a OAB/RN a convocar uma audiência pública para a tomada de posição sobre tão crucial assunto, que vem mantendo reclusas as famílias e libertas as facções criminosas. Não é esse o Estado que sonhamos e escolhemos para viver.

        Chegou o momento de se cobrar somente a verdade, em valorização da vida. Marchemos de mãos dadas na direção de dias melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário