quarta-feira, 13 de setembro de 2017

A TARDE-NOITE DE ZILA MAMEDE

 
Gildete Moura Figueiredo

Tarde de homenagem a Zila Mamede, escritora e NOSSA REFERÊNCIA NO ESTADO. Momento de reencontros no dia 12 de setembro no Salão de Eventos da Academia Norte Riograndense de Letras, promovida pelo Governo do Estado, Conselho Estadual de Cultura e ANRL.Bibliotecários, escritores, membros da ANRL e Conselheiros se pronunciaram com depoimentos, leitura de poemas, e canto de poemas musicados por ZM foram apresentados  "em capela" pela professora, prima e escritora Nivaldete da UFRN. A familia Mamede fez a entrega de dois livros da homenageada para Biblioteca da ANRL (NAVEGOS, A Herança, EDURN, 2003; e Civil Geometria...bibliografia de JCMN, 1987). Foi oferecido um gostoso café, chá, chocolate, finos biscoitos, bolos, e chocolates "Sonho de Valsa" foram MIMOS da carinhosa FESTA, e o exemplar da Revista do Conselho que divulga a Cronologia de ZM👏👏👏👏👏 aos promotores: Governo do Estado, FJA, Conselho Estadual de Cultura e ANRL.


MEU COMENTÁRIO:
A simplicidade do texto acima, da escritora Gildete Moura Figueiredo é pouco para expressar a maravilha da solenidade de ontem  em homenagem a ZILA MAMEDE no salão de eventos da ANRL. Muito bem organizada por IAPERI ARAÚJO, não deixou de passar silente a data de 12 de setembro, dia em que se comemora a extraordinária poetisa macaibense AUTA DE SOUZA.
A reunião do Conselho de Cultura do Estado tomou tal dimensão, que ao final todos comentavam o fato de não ter sido gravada, pois representou efetivamente momentos de grande valor cultural e justas homenagens às poetisas do presente e de um passado distante.
Lamento a ausência de maior número de imortais, como também de membros da comunidade cultural para dar dimensão grandiosa à reunião e servir como bom exemplo de lembrar pessoas que valorizaram a terra potiguar.
PARABÉNS ao Conselho de Cultura pela solenidade, simples e bela, como mereciam ZILA e AUTA.
(Carlos de Miranda Gomes - Cadeira 33 ANRL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário