sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Imagem inline 1
Dorian Gray Caldas doou a sua vida a Arte e honrou a nossa Academia.
                                 Diogenes da Cunha Lima

CONVITE

MISSA  de 7º dia
Celebrante: Acadêmico Padre José Mário
Missa: Paróquia do Bom Jesus das Dores
Dia: 30/1/2017   (2ª feira)
Hora: 19

                       

Endereço: Praça Capitão José da Penha, 135 - Ribeira, Natal - RN, 59012-080.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

OBRIGADO GOVERNADOR



OUTRAS CARTAS DE COTOVELO10, 26/janeiro/2017
Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes, veranista e escritor
        

Não creio que o Senhor Governador do Rio Grande do Norte, Doutor ROBINSON FARIA, tenha lido a Carta Aberta que escrevi no último dia 22 a propósito dos acontecimentos na Penitenciária de Segurança Máxima de Alcaçuz.
Apenas me servi da oportunidade para fazer um apelo e apresentar uma sugestão: “...relocar os apenados para uma obra a ser construída integralmente obediente às indicações modernas para esse tipo de Penitenciária, com muito mais possibilidade de lograr êxito em sua funcionalidade e trazendo economia para o Estado, aproveitando-se o que restou para a construção de uma Central de Abastecimento de produtos hortifrutigranjeiros, atendendo a dois fatores incontestáveis: o primeiro de que Alcaçuz sempre foi um lugar de cultura agrícola, desde o assentamento de japoneses e brasileiros nos anos 70; b) a atual Central de Abastecimento de Natal já não comporta o fluxo de comercialização e precisa de expansão, sendo Alcaçuz um local adequado para esse papel, sem desativação da CEASA, que ficaria como local de negócios e exposição de amostras da produção.”
Para a alegria de todos os que postulam a desativação de Alcaçuz, Sua Excelência fez declaração formal à população e à imprensa, de que até o final do ano realizará a vontade tão ansiada pelos moradores e veranistas do litoral do cone sul, certamente abrindo um grande leque de possibilidades de investimentos saudáveis e de real valor para a comunidade e progresso para os municípios que o compõe.
Parabéns Governador pela racional e objetiva decisão, inteiramente sustentável, que ficará registrada na história potiguar e na sua administração.
Seria de inegável conveniência que todas as entidades, instituições e pessoas interessadas fizessem pronunciamentos de igual teor e enviassem ao Governador como suporte à sua determinação, fortalecendo solução tão desejada por todos e, indiscutivelmente, uma das mais sérias realizações do Governo.
Vou fazer a provocação a todas elas para manter viva a chama da esperança no avanço do governo atual na questão da segurança pública.


terça-feira, 24 de janeiro de 2017




OUTRAS CARTAS DE COTOVELO – 09, 24/janeiro/2017
Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes, veranista e escritor


Em rápida passagem por Natal onde compareci para a despedida do meu estimado amigo e confrade DORIAN GRAY CALDAS, ao chegar em casa encontrei uma encomenda num envelopes A-4 amarelo, com algum volume em seu interior e com a inscrição do remetente, mas sem deixar endereço algum: ROSALVO SERRANO (Carlos Rosalvo de Oliveira Serrano), velho amigo da Rua Meira e Sá (Barro Vermelho), onde residiam Seu Carlos e Dona Lila, personagens da geografia sentimental daquela bairro e também antigo veranista de Cotovelo, onde certamente contemplou o mar, respirou a brisa e gozou da paz, que nela dominam.
Na medida em que ansiosamente mergulhava no interior da encomenda, fui me deparando com outros envelopes da mesma cor, em menor tamanho, dentro dos quais me presenteia com lembranças recônditas da minha juventude.
No primeiro – uma bela narrativa da amiga Auricéia Antunes de Lima sobre az Terra de Mártires, trabalho do meu maior interesse na condição de temática que venho desenvolvendo e publicado nas Revistas da ANRL e IHGRN e envolvimento de ancestrais da minha mãe descendente dos Albuquerque Maranhão.
O segundo encontro registros marcantes da vida do meu querido amigo, acompanhado de uma crônica de Antônio Bezerra Júnior sobre a sua abnegação pelas causas sociais, das quais sou testemunha eis que pelas suas mãos e de outro amigo em comum Marcus Guedes, recebi um dossiê denunciando um ente internacional incentivando desestabilizar o nosso Banco do Brasil, ao tempo em que presidia a OAB-RN e juntos, articulamos com o Conselho Federal e Senado da República e logramos abortar o golpe.
Entre recortes de jornais antigos, correspondência epistolar, reproduções reprográfica de documentos - estavam quatro folhas soltas – todas elas envolvendo devaneios sentimentais: texto da Serenata do Pescador (Praieira de Otoniel Menezes e Eduardo Medeiros); mensagem de sabedoria do Escolástico Santo Agostinho; My Way (Meu caminho), música imortalizada por Frank Sinatra e um Conto de Natal, de sua autoria, belo e comovente. Revivi e contemplei momentos lúdicos.
Mas a história não ficou por aí, eis que em outro invólucro estava um CD (Recordar é Viver), resultado nas serestas realizadas na AABB ao longo do tempo – umas ao vivo, outros com gravações de renomados cancioneiros: Dick Farney, Orlando Silva, Joanna, Francisco Perônio, Elba Ramalho, Carlos Garlhado, Gregório Barrios, Vic Damone, OQuendo e os potiguares Trio Irakitan, Trio Inajá, Gorinha (divina) Oliveira e o próprio Rosalvo. Confesso que revivi as noites de encantamento ouvindo a verdadeira música que aprendi a amar desde que cheguei a Natal, pelos idos de 1948, ouvindo o rádio e acompanhando os seresteiros, com os quais me engajei até meados dos anos 50 quando decidi trilhar outros caminhos, sem jamais excluir a música da minha vida.
Nada de mágoas ou tristezas, apenas saudades de um tempo de pardais no verde dos quintais.

Um grande abraço fraterno ao velho amigo, de Carlos Gomes.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

EM HOMENAGEM AOS QUE ESTÃO ME APOIANDO NA SOLUÇÃO DO PRESÍDIO DE ALCAÇUZ RELEMBRO A SABEDORIA DE DARCY RIBEIRO:

Retratos de um livro de memórias


GAMBOA DAS BARCAS: ILHA DE MANOEL GONÇALVES

ILHA DE MANOEL GONÇALVES

Se perguntarem por você
direi que você não mais existe
a Gamboa das Barcas virou mar

Mas há um retrato seu em Macau
uma cruz e uma espada
um veleiro e um santuário

E sempre haverá um berço
para acolher e embalar sonhos
de filhos pródigos e viajantes do tempo


                                               (Horácio Paiva)

domingo, 22 de janeiro de 2017

CARTA ABERTA AO GOVERNADOR





OUTRAS CARTAS DE COTOVELO – 08- 22/janeiro/2017
Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes, veranista e escritor
        



        Em formato de CARTA ABERTA, dirijo a minha palavra ao Excelentíssimo Senhor Governador do Rio Grande do Norte, Doutor ROBINSON FARIA, a propósito dos acontecimentos profundamente lamentáveis ocorridos na Penitenciária de Segurança Máxima de Alcaçuz.
Por evidente, não cabe ao seu governo integralmente a culpa pelo descaso com o Sistema Prisional do Estado, mercê de uma chaga aberta há mais de duas décadas, mais exatamente quando se pretendeu construir esse equipamento carcerário, sem a obediência da técnica específica para tal espécie de construção para reclusos.
Não se alegue da impossibilidade de prosperar uma obra construída sobre dunas – não - o problema nem é esse, mas o não atendimento às prescrições exigidas para a espécie de presídio, caracterizando-se o que foi feito como construção comum, de fácil escavação e consequentes fugas.
A quantidade de túneis cavados nas celas de Alcaçuz já foi assunto comentado além-mar e, sem o mínimo cuidado, são realizadas recuperações físicas oriundas de depredação, igualmente sem a obediência à melhor tecnologia.
Neste último e trágico episódio dos presos, separados por facções criminosas, com grande número de mortes brutais, a destruição chegou ao máximo e somente outro presídio teria condições de albergar os apenados, segundo opinião de pessoas do ramo da construção civil.
Paralelamente a esse caos, temos a evidência do contraste ou contradição com o lugar – porta de entrada das praias do sul onde parte da população potiguar se exila para recompor suas forças desgastadas com a labuta cotidiana e, de repente, se vê ameaçada por possível “arrastão” em suas casas e estabelecimentos comerciais ou de prestação de serviços. A viabilidade do turismo já granjeou a sensibilidade do seu Governo que está prestes a inaugurar uma ciclovia de grande porte, atendendo a um anseio de longo curso.
Sem qualquer pretensão de discriminar os que pagam pelos seus pecados contra a sociedade, mas usando uma lógica linear, entendemos que chegou a hora de fazer as coisas certas – relocar os apenados para uma obra a ser construída integralmente obediente às indicações modernas para esse tipo de Penitenciária, com muito mais possibilidade de lograr êxito em sua funcionalidade e trazendo economia para o Estado, aproveitando-se o que restou para a construção de uma Central de Abastecimento de produtos hortifrutigranjeiros, atendendo a dois fatores incontestáveis: o primeiro de que Alcaçuz sempre foi um lugar de cultura agrícola, desde o assentamento de japoneses e brasileiros nos anos 70; b) a atual Central de Abastecimento de Natal já não comporta o fluxo de comercialização e precisa de expansão, sendo Alcaçuz um local adequado para esse papel, sem desativação da CEASA, que ficaria como local de negócios e exposição de amostras da produção.
A ideia da mudança já vem sendo alardeada pela imprensa, pela PROMOVEC (Associação dos proprietários, moradores e veranistas da praia de Cotovelo) e pelos próprios moradores e veranistas, alcançando Cotovelo, Pium, Pirangi, Búzios, Tabatinga, Barreta, Camurupim, Tibau do Sul, Pipa e Barra de Cunhaú, pertencentes aos municípios de Parnamirim, Nísia Floresta, Canguaretama e São José de Mipibu.
Em Cotovelo foi implantado um Plano de Segurança 24 horas, com a colocação de câmeras nas ruas, circulação de motos a cada espaço de uma hora e monitoramento, sob a diretriz da Master Segurança e contato permanente com a Polícia Militar do Estado, que conta com a colaboração dos associados na conservação dos seus equipamentos, reduzindo significativamente o índice de criminalidade e dando tranquilidade aos que aqui habitam numa interação elogiável.
Vamos fazer uma grande assembleia de interessados para a solução definitiva e sustentável de um Projeto de Segurança Pública para as praias do sul, vetores de sustentabilidade econômica do turismo da região?
Contamos com a atenção de Vossa Excelência, que tanto conhece essa realidade, na condição de veranista de Pirangi. Vamos nos reunir? Aguardamos ansiosamente por essa desejada solução!