sábado, 11 de fevereiro de 2017

A NOTÍCIA QUE NÃO GOSTARIA DE OUVIR


Soube da enfermidade de MARCOS DIONISIO MEDEIROS CALDAS no meio desta semana. Fui ontem, com minha filha Rosa Ligia, colega de Turma dele à Casa de Saúde São Lucas saber a situação e, mesmo não localizando nenhum parente, tive a informação da gravidade da sua saúde. Passei então a divulgar na rede virtual pedindo apoio das Instituições às quais prestou relevantes serviços (Secretaria de Direitos Humanos e OAB/RN) e orações dos amigos e colegas. A resposta foi positiva - recebi inúmeras mensagens de solidariedade humana e particularmente do meu amigo Juan de Assis que até mandou uma foto tirada com Artur, um dos seus filhos.
O meu sentimento é de tristeza pois foi meu aluno e posteriormente colega e militante de vários movimentos sociais. Sempre solidário e atuante, deixou o seu nome gravado na história potiguar.
Um grande abraço de conforto à sua família, com o testemunho da grandeza do seu ente querido.
Rogo a Deus que o receba na sua Mansão Celestial com PAZ. Adeus amigo. Parabéns pela sua vida.
___________________________
   
José Ivam Pinheiro
11 de fevereiro às 03:08
 
Infelizmente, uma triste notícia na madrugada. O amigo Marcos Dionisio Medeiros Caldas partiu para a morada celeste do nosso Deus. A sua querida esposa Maristela Pinheiro Pinheiro comunica que o velório será no Cemitério Morada da Paz em Emaus, a partir das 9 horas. Meus sentimentos de pesar e solidariedade à família, rogando a Deus que acolha o amigo Marcos Dionisio no átrio celestial. A amiga Maristela e seus filhos Lucas Caldas e Arthur Caldas, bem como sua irmã Katya Caldas e seus queridos pais, os nossos sentimentos e a certeza de que Deus já acolheu na sua morada divina, e aliviou as dores do meu amigo e camarada Marcos Dionisio (Mosquito). Descanse em paz, amigo.
_____________________
Morreu na madrugada deste sábado no hospital São Lucas o advogado Marcos Dionísio.
A situação de Marcos era muito grave, descobriu um câncer agressivo no ano passado e os últimos dias no hospital estava sedado e entubado na UTI.
Marcos era Presidente há muitos anos do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, foi corregedor da Polícia Civil e era muito querido.
O velório será a partir das 09:00h no Morada da Paz em Emaús e a família está pedindo para os amigos irem vestidos de branco.

Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz4YNHxvMnc

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

ANRL


                                                                                           


Academia Norte-rio-grandense de  Letras
Ad  Lucem Versus – Rumo à Luz

1936-2016

EDITAL Nº 2, DE 14/2/2017.
Declaração de Vaga da Cadeira  3

      Em obediência  ao disposto no art. 19 do Regimento Interno e por solicitação do Presidente da  Academia Norte-rio-grandense de Letras, Diogenes da Cunha Lima  comunico que foi proclamada  Vaga a Cadeira 3 (três) desta Instituição, que tem   como patrono   o Conselheiro  Brito Guerra,   como  fundador o Professor Otto de Britto Guerra e primeiro sucessor  e último ocupante,  José de Anchieta Ferreira da SilvaEm razão da vaga existente, ficam abertas as incrições, pelo prazo de 60 (sessenta ) dias desta data, para os candidatos fazerem os seus requerimentos de inscrição na conformidade do que dispõe o art. 20 do invocado dispositivo regimental.

Natal-RN, 14 fevereiro de 2017.


Acadêmica Leide Câmara

Secretária Geral

SÁBADO, DIA 11 DE FEVEREIRO





Crônica de Valério Mesquita

FIGURAS PRAZENTEIRAS

Valério Mesquita*

01) Semblante compenetrado, andar compassado, sobraçando uma pasta elástica com profusos papéis, retornam senhores, o líder comunitário. Essa fauna começou a surgir ostensivamente no tempo de Vilma de Faria quando era secretária do trabalho. Com ela, o ofício foi reconhecido e atribuído o status de agente político dos bairros periféricos de Natal. O líder comunitário é um eterno portador de problemas. É o atravessador da relação política entre vereador e o prefeito ou deputado. Sempre é um critico contumaz do vereador para tomar o lugar dele. Lembro-me de uma líder comunitária do Amarante, São Gonçalo. Certa vez, convidou-me para uma reunião noturna a qual estariam presentes cerca de cinquenta pessoas. E lá fui garimpar votos. Deparei-me com uma armadilha que me deu uma exata dimensão do trabalho do líder comunitário. Ela havia passado toda a manhã e à tarde, de casa em casa, recolhendo recibos de água e luz, além de receitas médicas e exames, anunciando que à noite um deputado viria ajudar a quem precisasse. Desolado e descrente fitei-a na reunião e ala estava de pé impassível, altiva, consciente que havia cumprido com o seu olímpico dever. A Assembleia e a Câmara Municipal de Natal estão infestadas de lideres comunitários. A pasta elástica que pode ser azul, amarela, verde é o prefixo indefectível que vale mais do que a identidade do ITEP. Abrir uma pasta de um líder é travar contato tópico, tático e até utópico com o mundo mágico e profundo da periferia ululante. É preciso que se institua logo no calendário de eventos o dia do líder comunitário a ser celebrado no Arena das Dunas porque a profissão é vasta e sempre existirá, enquanto não faltar uma pasta elástica que seja azul, verde ou amarela.
02) Revil Alves, caicoense da gema, não é apenas um diligente advogado mas um esforçado repórter principalmente quando se revela a sua frente uma tragédia ou um fato importante digno de um furo de reportagem. Assim aconteceu, certa vez, no aeroporto Augusto Severo quando lá estava em missão de receber um amigo que chegaria do sul maravilha. A sua atenção, ao chegar, foi logo dirigida para a pista de pouso de onde emergia uma cortina espessa de fumaça além de intensa movimentação de ambulâncias e pessoal de socorro que acudia inúmeras pessoas estendidas ao solo. Curiosos espreitavam assustados a mobilização sincronizada de veículos e gente que deixavam uma funda impressão de pavor. Mas, o faro do repórter ali perto de tudo não poderia jamais deixar passar nada desapercebido. De imediato, ligou o seu celular para a fiel rádio de Caicó a fim de informar, em primeiríssima mão, toda a catástrofe que se abatia sobre o aeroporto internacional Augusto Severo. Já na ponta da linha, em cadeia com a emissora, o intrépido Revil foi narrando detalhadamente todos os movimentos, o número de corpos estendidos, o avião sinistrado, a paralisação dos voos e o medo que envolvia todos os presentes. A essa altura, o Seridó já estava dominado pelo silêncio, ou melhor: “um silêncio de morte”. Ainda no auge da narração, Revil foi empalidecendo e embargando a voz, ao constatar, que tudo o que vira e informara não passava de uma simples simulação: um treinamento de emergência do Infraero. O nosso Revil desligou o celular que fez parecer a desculpa “a linha caiu”. Olhou ao redor para não ser notado e decolou ligeiro sem escalas com destino a Natal, de onde, ainda hoje repete, “não deveria ter saído”.


(*) Escritor. 


EM DIA COM A ACADEMIA Nº 35 DE 6/2/2017
Cuidando da Memória Acadêmica
“Ad  Lucem Versus – Rumo à Luz”


Agenda

FEVEREIRO


ANIVERSARIANTES DO MÊS DE FEVEREIRO
 (foi o aniversário dia 9 de Dorian Gray Caldas)
Necrológio de José de Anchieta, dia 14 de fevereiro.

MARÇO
Posse: Lívio Oliveira cadeira 15
10 de março de 2017


Serviços e  obras  na ANRL para 2017

·        Publicar o novo Estatuto (orçamento R$ 700 reais).
·        Registrar Estatuto em cartório.
·        Editoração e publicação do Estatuto.
·        Transferir o medidor para rua (é demanda da Cosern).
·        Comprar ventiladores para salão térreo.
·        Revisão nas cadeiras do salão nobre, empalhar e envernizar (são 70 ao custo unitário de 100 reais- vamos recuperar 20 cadeiras).
·        Envernizar as estantes da biblioteca.
·        Instalar a “Cabo Telecom” (internet para manter o sistema e site)
·        Revisão e limpeza nas luminárias que estão sujas, entre outros.


 EVENTOS REALIZADOS NA ANRL EM  2016

Janeiro:
1-lançamento do livro de José Claudino Leite dia 17.

Fevereiro: -0-

Março:
Lançamentos,
1-livro de Leide Câmara, dia 10.
2-livro de Manoel Onofre Jr. dia 23.
3-visitas de alunos da UFRN dia 23, manhã.

Abril:
1-lançamento da Revista da Academia dia 05.
2-posse de Nelson Patriota dia 15.
3-visita da Escola Jacira Medeiros dia 26.


Maio:
1-lançamento do livro de Sônia Faustino dia 05.

Junho: -0-

Julho:
1-lançamento da revista da academia dia 05.

Posses:
1-posse de Eulália Duarte Barros dia 13.
2-posse da academia de odontologia dia 14.
3-posse de Cassiano Arruda dia 18.
4-lançamento do livro de Diógenes da Cunha Lima dia 19.
5-posse de Jarbas Martins dia 21.


Agosto:
Lançamento,
1-livro de Ormuz Simonetti dia 04.

Setembro:
1-evento semana da Pátria dia 02.
2-lançamento livro de Benedito Vasconcelos dia 22.
3-lançamento da Revista da Academia dia 27.

Outubro: -0-

Novembro.
1- aniversário da academia dia 14.
Lançamento,
2-livro de José Nazareno Fernandes dia 15.
3- colação de Grau do Ana Nery dia 19.
4- posse da Alejurn dia 25.


Dezembro.
1-seminário encontro das Américas dia 01.
2-noite dos iluminados de Paulo Macedo dia 08.
3-eleição cadeira 15, dia 19.
4-lançamento da Revista da Academia dia19.
5-lançamento do livro de Gilda Avelino dia 20.
6-lançamento do livro “coletânea” dia 27.

Acadêmica  Leide Câmara
Secretária Geral
Fone  9.9982-2438
               









ANRL