sexta-feira, 14 de abril de 2017

A MORTE DO CRISTO JESUS


Complementação da exposição da Via-Sacra

OBSERVE-SE QUE COLOCAMOS AS ESTAÇÕES TRADICIONAIS DA VIA-SACRA COM AS NOVAS QUE FORAM INSERIDAS NO PAPADO DE JOÃO PAULO II, em numeração arábica.
_________________________________________________________________________

Décima Segunda Estação - 13. A morte de Jesus 
Mt 27,45; Mc 15,33; Lc 23,44; Jo 19,28 

Jesus morre na cruz 

V. Nós Vos adoramos, Senhor Jesus e Vos bendizemos
R. Porque pela Vossa santa cruz remistes o mundo.

... As três horas de agonia são tão compridas, parecem sem fim. Mas compridas do que três anos, do que trinta anos de vida. Tudo preparado. Cristo morre. A vida pára, o coração não bate mais. O Coração grande como o mundo -- o mundo de pecados que carrega em si.
... O mundo talvez ainda não saiba, mas, inconscientemente, estende os braços gritando: "salvai-nos, salvai-nos, Senhor, não podemos mais viver assim, tirai-nos do pecado".
... Quando eu morrer, Cristo, deixai-me entregar o meu coração a Vós, morrer para Vós, para viver em Vós.

Meu Jesus, por nós morrestes,
por meus crimes padecestes,
como é grande a minha dor (bis).




11. Jesus e o bom ladrão
Lc 23,35; Mt 27,39; Mc 15,29; Lc 23,35 












Décima Terceira Estação - 
12. Maria Santíssima e o Apóstolo João ao pé da Cruz de Jesus
Jo 19,25-27 
O corpo de Jesus é depositado nos braços da Mãe
V. Nós Vos adoramos, Senhor Jesus e Vos bendizemos
R. Porque pela Vossa santa cruz remistes o mundo.

... A Vossa obra, Cristo, é consumada. os pregos são desnecessários. Agora podeis descer e descansar. Devagarinho descem-no da cruz. A Mãe recolhe-O nos seu braços. Tanta dor atravessou a sua alma, mas agora...
... Nós também estamos cansados, vamos adormecer um dia para sempre. Mas em que estado vamos morrer?
... Nossa Mãe: vigiai sobre nós cada noite. Tomai-nos nos Vossos braços na última hora, não largueis-nos nunca, por favor. Não esqueçais de nós, pois sois o "Refúgio dos pecadores".

Do madeiro Vos tiraram
e à Mãe Vos entregaram
com que dor e compaixão (bis).

Décima Quarta Estação - 
14. Jesus deposto no sepulcro 
Mc 15,42; Mt 27,57; Lc 23,50; Jo 19,38

 Jesus é depositado no sepulcro
V. Nós Vos adoramos, Senhor Jesus e Vos bendizemos
R. Porque pela Vossa santa cruz remistes o mundo.

... Cristo é depositado no sepulcro. Na entrada, uma grande pedra. Os amigos não podem mais ajudar. Resta a esperança na ressurreição.
... Nossa ressurreição será no fim do caminho. Embora o caminho seja difícil, sabemos que Cristo espera por nós na Sua glória.
... Senhor, ajudai-nos a atravessar este caminho fielmente.

No sepulcro Vos deixaram,
enterrando-Vos choraram,
magoado o coração (bis). 

JUDAS ISCARIOTES



A traição de Judas.


Algumas pessoas justificam a traição como sendo fruto de uma profecia e por isso Judas Iscariotes não teria culpa. Há inclusive correntes de pensamento que dizem que se Judas não tivesse traído Jesus, que a profecia não teria sido confirmada.

Afinal de contas Judas tem culpa ou não?  Ele cometeu um pecado ou foi DEUS que o fez pecar?  Na verdade a profecia simplesmente estabelece que DEUS já sabia previamente que alguém ia pecar. E como DEUS sabe de tudo e de todos, é ÓBVIO que ele sabe se e quando cada um de nós vai pecar. Com Judas não seria diferente.

Examinando a passagem da traição de Judas Iscariotes, à luz dos três evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas), é interessante observar uma nuance que de alguma forma pode ser que mude o julgamento de Judas:

Em Mateus (Mt 26.14-16) a escritura está assim (NTLH):

14 Então um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi falar com os chefes dos sacerdotes. 15 Ele disse: - Quanto vocês me pagam para eu lhes entregar Jesus? E eles lhe pagaram trinta moedas de prata. 16 E daí em diante Judas ficou procurando uma oportunidade para entregar Jesus.

Em Marcos (Mc 14.10-11) a escritura diz o seguinte (NTLH):

10 Judas Iscariotes, que era um dos doze discípulos, foi falar com os chefes dos sacerdotes para combinar como entregaria Jesus a eles. 11 Quando ouviram o que ele disse, eles ficaram muito contentes e prometeram dar dinheiro a ele. Assim Judas começou a procurar uma oportunidade para entregar Jesus.

Em Lucas (Lc 22.3-6) o evangelho nos diz (NTLH):

3 Então Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze discípulos. 4Judas foi falar com os chefes dos sacerdotes e com os oficiais da guarda do Templo para combinar a maneira como ele ia lhes entregar Jesus. 5 Eles ficaram muito contentes e prometeram dar dinheiro a ele. 6 Judas aceitou e começou a procurar uma oportunidade para entregar Jesus a eles, sem que o povo ficasse sabendo.

É interessante como cada um dos três evangelistas, cada um à sua maneira, nos mostra facetas diferentes de um mesmo acontecimento. Por isso é tão útil sempre ler uma passagem à luz da sua referência cruzada. Neste caso, Marcos, que em geral é o mais detalhista dos três (onde os mesmos coincidem), foi o mais resumido. Mateus nos disse das 30 moedas de prata, mas Lucas introduziu um elemento novo na narrativa: Satanás.

Muitos são induzidos a crer que os pecados que cometemos são obra de Satanás, que nos tenta, que nos provoca. Na verdade somos nós que não somos fortes o suficiente para enfrentar Satanás e por isso caímos em pecado. Seria muito simples colocar todos os créditos de nossos pecados em Satanás. Isso equivaleria a que fôssemos todos umas bestas inimputáveis, como se não tivéssemos o tão falado Livre Arbítrio.

Satanás não só existe como nos ronda, apenas esperando a melhor oportunidade de nos atacar, de nos enfraquecer, de nos induzir ao pecado. Por isso cabe a nós estarmos firmes na fé, sempre preparados, como coloca Paulo em Efésios (Ef 6.10-17) (NVI):

A Armadura de DEUS:

10 Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. 11 Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, 12 pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. 13 Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. 14 Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça 15 e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. 16 Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. 17 Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.



A traição de Judas - Lucas 21:37 - 22:6
Lucas 21:37 - 22:6
[37] Cada dia Jesus estava ensinando no templo, e cada noite, ele saiu para passar a noite no monte chamado Monte das Oliveiras, [38] e todas as pessoas que vieram no início da manhã para ouvi-lo no templo.
[1] Agora, a Festa dos Pães Ázimos, chamada Páscoa, estava se aproximando, [2] e os sacerdotes e os mestres da lei estavam procurando alguma maneira de se livrar de Jesus, pois eles estavam com medo do povo. [3] Então Satanás entrou Judas, chamado Iscariotes, um dos Doze. [4] e Judas foi para os principais sacerdotes e os oficiais da guarda do templo e discutiu com eles como ele poderia trair Jesus. [5] Eles ficaram encantados e concordou em lhe dar dinheiro. [6] Ele consentiu, e viu uma oportunidade para a mão de Jesus sobre a multidão quando nenhum deles estava presente.
Exposição
Para os onze, a traição de Judas foi um choque! Vinte séculos depois, o relato bíblico da traição de Judas ainda levanta todos os tipos de perguntas - algumas das quais não sabemos as respostas definitivas. Mas como nós consideramos o texto desta semana, não vamos gastar tanto tempo especulando sobre o que não sabemos, como tentar compreender o que sabemos sobre Judas.
Jesus passa suas noites no Monte das Oliveiras (21:37-38)
"Cada dia Jesus estava ensinando no templo, e cada noite, ele saiu para passar a noite no monte chamado Monte das Oliveiras, e todo o povo veio no início da manhã para ouvi-lo no templo". (21:37-38)
Estes versos descrevem padrão de Jesus na última semana de sua vida. A seção de ensino do templo, que começa com frases semelhantes em 19:47-48, termina aqui.
Jesus iria começar a ensinar no templo e não no início da manhã, e iria ensinar lá durante todo o dia, mas à noite ele iria gastar no Monte das Oliveiras, numa colina a leste de Jerusalém. A frase "para passar a noite" (RA) ou "morada" (KJV) é o aulizomai verbo grego, o que pode significar (1) em geral, para ter sono arranjo temporário, «passar a noite", ou (2) ter habitação, sem referência especial à noite, "ao vivo, fique. "[1] Se ele acampados, ou passou a noite com amigos em uma das cidades pequenas no lado leste do Monte das Oliveiras, nós não sabemos. Mas sabia que Judas para encontrá-lo no Jardim do Getsêmani, através de Jerusalém , na encosta oeste do Monte das Oliveiras (22:39). Este verbo grego está no imperfeito, o que indica ação repetida no passado, que este era o padrão habitual de Jesus naquela semana.
Pães Ázimos ea Páscoa (22:1)
"Agora, a Festa dos Pães Ázimos, chamada Páscoa, estava se aproximando ...."(22:1)
A Páscoa é a mais antiga das festas judaicas, celebrando a noite no Egito, quando o anjo da morte "passou" o povo de Israel que habitavam em casas marcadas com o sangue de um cordeiro sacrificial no batente da porta. Cada ano os judeus que foram capazes teria ido a Jerusalém para sacrificar um cordeiro pascal no templo, e depois comê-lo juntos em uma refeição solene de comemoração do Êxodo e de Deus a vitória sobre os egípcios. Cada sprint, a Páscoa é celebrada no crepúsculo do dia 14 do mês judaico de nisã, [2]
Imediatamente após a Páscoa, a Festa dos Pães Ázimos foi realizada durante uma semana, do 15 ao longo do dia 21 de Nisan. (Êxodo 12:15, Levítico 23:5-6, Números 28:16-17, 2 Crônicas 35:1, 17). Esta festa celebra a rapidez do Êxodo. "Então o povo tomou a sua massa antes que o fermento foi adicionado, e levou-a sobre os ombros de amassar calhas embrulhado em roupas" (Êxodo 12:34). Para comemorar este, sempre após os judeus olharia toda a suas casas e remover qualquer fermentação que pudessem encontrar, antes da semana do festival. Muitas vezes, o Novo Testamento refere-se tanto em festas da Páscoa único nome.
Os inimigos de Jesus (22:2)
Por este tempo em seu ministério, Jesus tem acumulado bastante um elenco de inimigos que o medo eo ódio dele. Estas não são apenas Gallilean fariseus, mas os líderes de Jerusalém, que exercem um grande poder:
1. "Chefe Sacerdotes" (archiereus grego) são mencionadas neste versículo. Estes são designados por Herodes, para um mandato de um ano e rodado regularmente entre os bem colocados, as famílias ricas. Eles não são amigos dos fariseus, que praticam uma forma muito mais rigorosa do judaísmo. Os sacerdotes, aparentemente também têm um interesse financeiro em trocar dinheiro e venda de sacrifícios aprovado no templo.Quando Jesus desafios dessa prática, ele afasta os príncipes dos sacerdotes [3].
2. "Os professores da lei" (RA) ou "escribas" (NVI, RSV; grammateus grego) são estudiosos da Torah profissional com a responsabilidade de interpretar a lei. Opõem-se a Jesus, porque ele alega falar e agir de Deus (Marcos 2:7) de maneiras que desafiam a sua própria autoridade e interpretações. Escribas poderia ser fariseus ou saduceus.Jesus foi criticado severamente os escribas por sua hipocrisia farisaica, chamando a sua fúria, e os saduceus pelos seus erros na interpretação das Escrituras [4].
3. "Os agentes da guarda do Templo" (Strategos grego) são mencionados em 22:4. É considerado uma abominação para os soldados romanos para entrar na área do templo, assim que é guardado por levitas. O capitão se reúne com os sacerdotes e Judas para determinar uma maneira de captar a Jesus quando ele não está cercado pela multidão. [5]
4. "Anciãos do povo" são adicionados à lista de inimigos em Mateus 26:3 e Lucas 22:52.O presbuteros substantivo grego refere-se aqui a "membros de um grupo no Sinédrio." [6]

A esta lista de inimigos não vamos esquecer os outros dois que aparecem em 21:23:
5. Satanás
6. Judas
Buscando se livrar de Jesus (22:1-2)
Cada grupo tem fortes diferenças com os outros, mas eles têm uma coisa em comum - chegar a Jesus. Eles agora estão perguntando para além do estágio e de aprendizagem. Eles se sentem ameaçados e "estava procurando alguma maneira de se livrar de Jesus, pois eles estavam com medo do povo." Anaireo (22:1-2) A palavra traduzida como "livrar-se" (RA) ou "matar" (BLH) é grego ", para se livrar de execução, acabar com, destruir," principalmente de matar pela violência, na batalha, por execução, assassinato ou homicídio [7].
O problema é que "eles estavam com medo do povo." Jesus não está escondido, mas ele está cercado durante o dia, com centenas ou milhares de ouvintes atentos. Se os seus inimigos tentam prender Jesus em público, ele provavelmente irá provocar um motim, fazendo com que a intervenção militar romano, e talvez lhes custar o emprego. Ambas devem manter a frágil paz na cidade de Jerusalém e ao mesmo tempo, se livrar de Jesus. Eles são frustrados por Jesus como conseguir sozinho. Só então a resposta para seu problema entra pela porta - Judas, que podem fornecer informações privilegiadas.
Satanás, o Inimigo Invisível (22:3)
Mas este não é apenas uma conspiração de um homem mau, há uma dimensão cósmica em sua raiz. O versículo 3 menciona Satanás. Satanás aparece várias vezes nos Evangelhos Sinópticos e Lucas 4:8, 10:18, 11:18, 13:16, 22:31 e Atos 5:3; 26:18. Satanás parece ser usado como sinónimo de "diabo" (diabolos grego) que significa "adversário" (Lucas 4:2-13; 8:12 e Atos 10:38, 13:10).
Falei com um clérigo que hoje sugere que os seres Satanás eo diabo é provável que nós seres humanos criamos para explicar o mal que encontramos no mundo. Eu afirmo que, se não estamos dispostos a aceitar o fato de que o próprio Jesus acreditou em Satanás, ensinou sobre Satanás, e pessoalmente contra Satanás, é improvável que entender o que está acontecendo no Evangelho - ou a Bíblia, para esse assunto. Se você não acredita que você tem um inimigo externo real, então você é um pato sentado para a emboscada espiritual.
O Apóstolo Paulo viu o conflito em termos cósmicos, também:
"O deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que eles não podem ver a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus". (2 Coríntios 4:4)
"Quanto a você, foram mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam os caminhos deste mundo e do governante do reino do ar, do espírito que agora está no trabalho, aqueles que são desobediente. " (Efésios 2:1-2)
"Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o reino do Filho que ama." (Colossenses 1:13)
Na visão de Paulo, os incrédulos, os cegos espiritualmente, siga o governante "usurpador deste mundo" sem saber. Estão sujeitas a sua visão de mundo e aberto a suas sugestões e inspirações.
Jesus também ensina que as pessoas podem estar sob a influência ou a direção de Satanás, sem ter consciência disso. Ele repreende Pedro, com as duras palavras, "Get behind me Satan" (Marcos 8:33). Ele observa: "Já que eu não escolhi a vós, os Doze? Contudo um de vós é um diabo! (João 6:70). Para seus adversários vocal ele diz: "Você pertence a seu pai, o diabo, e que pretende realizar o desejo de seu pai. Ele foi homicida desde o princípio, não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala a sua língua nativa, pois ele é um mentiroso e pai da mentira "(João 8:44).
As pessoas podem tornar-se porta-voz de Satanás e seus agentes, mesmo sem conhecê-lo.A única maneira de escapar de sua ampla influência é apegar-se a Jesus com firmeza. No contexto muito de ser escravizado por Satanás, Jesus diz: "Se você segurar a minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos. Então você vai saber a verdade, ea verdade vos libertará" (João 8:31-32) .
Judas 22:3
Um dos escândalos da Bíblia é que um dos seguidores de Jesus, escolhido a dedo 'trai-lo.Judas é um nome muito comum nos dias de Jesus, pois é o nome do patriarca da tribo de Judá. Outros com este nome foi o famoso Judas macabbees (um líder piedoso e negrito cerca de 165 aC, em uma guerra de rebelião contra os gregos que a Palestina ocupada), irmão do próprio Jesus (Mateus 13:55, talvez o mesmo que o autor da Epístola de Judas), e discípulo de um segundo, "Judas filho de Tiago" (Lucas 6:16). É um nome honrado - até Judas Iscariot vem.
Iscariotes, provavelmente, em hebraico significa "homem de Queriote". Queriote vezes é identificada com Queriote-Hezrom, um local mais tarde chamado de Hazor (Josué 15:15, 25), cerca de 12 quilômetros ao sul de Hebron. Há também uma Moab Queriote (Jeremias 14:41, Amós 2:2). Seja qual cidade ele vem, Judas parece ser a excepção, uma vez que as outras doze todos vêm da Galiléia [8].
Satanás Entra Judas (22:3)
Esta frase é curiosa:
"Então Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, um dos Doze." (22:3)
Quando li isso, questões de inundação minha mente: O que significa "entrar"? Por que isso acontece a Judas? O que pode estar pensando Judas? Judas não tem qualquer controle sobre suas ações? É ele o responsável? Porque é que Judas Jesus escolher se ele sabe que não é confiável? Ou Jesus sequer sabe o que vai acontecer? Estas são as grandes questões que fundamentam tais doutrinas heavy-duty como predestinação, presciência, bem como a perseverança dos santos, a demonização, e mais algumas. Nós não podemos resolver todas essas questões em uma única lição, se nunca. As perguntas são maiores do que nós.
Mas vamos começar com o significado de "Satanás entra em Judas". Será que isso implica algum tipo de possessão demoníaca? A palavra traduzida como "entrada" é grego eiserchomai", para mover-se em um espaço, 'enter'." [9] Eiserchomai é uma palavra muito comum no Novo Testamento, usado sobre os maus espíritos que entram porcos e homens, causando uma espécie de loucura ou perda de controle (Marcos 5:12-13; 9:25 e Lucas 8:30, 32-33). O verbo também é usado em João 13:27 a Ceia do Senhor: "Assim que Judas tomou o pão, Satanás entrou nele".
Se alegam que Satanás assume Judas contra sua vontade, em seguida, Judas não se responsabiliza por sua ação - ele é uma vítima involuntária da mesma forma que uma criança raptada não tem qualquer culpa. Mas sabemos que essa traição é tanto anunciada por Jesus (João 6:70, 13:10-11, 21; Mateus 26:21, Marcos 14:18, Lucas 22:21) e da pessoa que comete a traição é condenado por Jesus (Lucas 22:22). "Mas ai do homem que trai o Filho do Homem! Seria melhor para ele se ele não tivesse nascido" (Mateus 26:24).
Portanto, concluo que Judas não é um peão não quis, e que "Satanás entra em Judas" não é como possessão demoníaca. Jesus construiu o seu ministério na carcaça demônios das vítimas relutantes. Mas você não pode expulsar demônios de uma pessoa que quer que eles existem, que exigiria uma violação da vontade. Modern-ministros livramento dia encontrei este para ser empiricamente verdadeira.
Encontramos algumas pistas quando examinamos uma passagem paralela no Evangelho de João:
"O jantar estava sendo servido, eo diabo já havia solicitado Judas Iscariot, filho de Simão, que traísse a Jesus" (João 13:2).
A palavra traduzida "solicitado" (RA) ou "posto no coração" (NVI) é uma frase que a KJV traduz literalmente e corretamente. O verbo grego é ballo, o que pode indicar tanto a ação vigorosa (o "lance"), bem como ação simples ( 'para colocar ou colocar algo em um local, colocar, lugar, aplica-se, leigos, trazer') [10]. Vemos uma expressão semelhante em Atos:
"Então Pedro disse: 'Ananias, como é que encheu Satanás o (pleroo grego) o seu coração que você mentiu para o Espírito Santo e ter mantido para si uma parte do dinheiro que recebeu para a terra?" "(Atos 5:3).
Certamente Satanás é o agente de plantar o pensamento de Judas 'e mentes de Ananias, mas então Judas e Ananias acompanhar através do pecado ao invés de rejeitar o pensamento.
Jesus é tentado por Satanás no deserto, mas em cada ponto, ele responde com a Escritura e resiste à tentação. Tiago nos dá uma compreensão melhor de como o pecado opera:
"Quando a tentação, ninguém deve dizer:" Deus está me tentando. " Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, nem a ninguém tenta, mas cada um é tentado, quando, pelo seu próprio desejo o mal, ele é arrastado e seduzido. Então, depois de desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, eo pecado, quando está maduro, gera a morte ". (Tiago 1:13-15)
Para tentação de ter qualquer poder, ele deve entrar em ressonância com uma motivação pecaminosa ou desejo dentro da pessoa. Isso é o que Jesus está se referindo quando ele diz, "o príncipe deste mundo, e nada tem em mim" (muito literalmente na KJV) ou "Ele não tem nenhum poder sobre mim" (Bíblia, João 14:30). Paulo escreve: "Em sua ira não pecado: Não deixe o sol enquanto ainda está com raiva, e não dar ao Diabo (grego topos," lugar ")" (Efésios 4:26-27).
Martinho Lutero disse uma vez que não é sua culpa se um pássaro voa sobre sua cabeça, mas é sua culpa se ele faz um ninho em seu cabelo. Quando nós abrigar o pecado em seus corações, que nós damos ao Diabo e pode facilmente se tornar sua vontade dupes. Este não é um jogo, mas a guerra mortal.
Eu passei algum tempo sobre isso, mas eu acredito que é importante estabelecer que "Satanás entrou em Judas" não faz referência a algum tipo de possessão demoníaca irresistível, mas uma deliberada cortejo de pensamentos pecaminosos e crenças que tornam vulnerável a Judas ser manipulado por Satanás, ainda totalmente responsável por suas ações.
Este não é o lugar certo para argumentar a favor ou contra a segurança eterna do crente.Como você vê Judas depende de sua posição teológica mais do que o texto realmente diz sobre ele.
Qual é o motivo de Judas para trair Jesus?
Quando tentamos adivinhar motivo de alguém que estamos em terreno muito instável. Nós não sabemos o que está acontecendo dentro do que a cabeça da pessoa. Mais frequentemente, uma série de motivações de roupa juntos e combinar - alguns desconhecidos, mesmo para nós - que fazem com que as nossas ações. Tentando descobrir a motivação de Judas é pura especulação, por isso não vamos gastar muita energia com isso, mas vamos considerar algumas das possibilidades:
1. Dinheiro. Selo esta ganância "."
2. A desilusão com o ministério de Jesus e causa. Chame essa incredulidade "."
3. Hurt por alguns repreensão por Jesus, que Judas não aceita, e que acumula e se transforma em ódio. Eu vejo isso como "rebelião" e "orgulho".
4. O ciúme de outros discípulos, que são mais importantes que ele. Talvez a traição é uma forma doente de fazer algo historicamente importante, mesmo que apenas por um momento. Pode ser misturado com ciúme uma baixa auto-imagem e uma extrema auto-absorção.
Destes, apenas o primeiro tem prova bíblica. O Evangelho de João declara: "... ele era um ladrão, como detentor do saco de dinheiro, que ele usou para ajudar a si mesmo o que foi colocado nele" (João 12:6). O dinheiro era claramente um dos pontos fracos de Judas. As pessoas têm feito algumas coisas bastante severo para dinheiro --- mesmo uma quantidade relativamente pequena de dinheiro. Mammon pode ser um deus que compete em nosso coração com o verdadeiro Deus e pretende nos governar (Mateus 6:24, Lucas 16:13).
Uma teoria vê "Iscariotes", como derivados de sicarius latim, que significa "homem-punhal", uma palavra aplicada aos membros do movimento zelote. Assim, Judas é um fanático político que acredita que Jesus é o verdadeiro Messias, que irá liberar a Palestina da ocupação romana. Mas ele está desapontado que Jesus parece estar a seguir uma agenda educacional e espiritual, ao invés de um que vai levar a um conflito com os romanos. Judas está convencido de que se o conflito com os romanos não ocorrer, Jesus, o Messias vai levar a nação à vitória militar. Assim, a traição é uma parcela destinada a forçar a mão de Jesus em tomar medidas contra os romanos. Ou, talvez Judas está decepcionado e trai Jesus por vingança. Ou .... Soa bastante convincente até você perceber que não há absolutamente nenhuma evidência para apoiá-lo.
A verdade é que simplesmente não sabem os motivos de Judas para trair Jesus, exceto que o dinheiro provavelmente desempenhou algum papel.
Judas negocia o Betrayal 22:4-5
"E Judas foi para os principais sacerdotes e os oficiais da guarda do templo e discutiu com eles como ele poderia trair Jesus. Ficaram encantados e concordou em lhe dar dinheiro." (22:4-5)
Os oficiais da guarda do templo são levitas, que trabalhou com os principais sacerdotes para manter a ordem no templo. Eles representam uma pequena força armada os príncipes dos sacerdotes têm à sua disposição. Observe que Judas parece iniciar a traição, ele não é seduzido a fazer isso por inimigos de Jesus, mas por Satanás - e desejos de Judas. O relato de Mateus deixa claro que Judas está atrás de dinheiro:
"Então um dos Doze - o chamado Judas Iscariot - foi para os chefes dos sacerdotes e perguntou:" O que você está disposto a dar-me se eu entregá-lo para você? "Então, eles contaram para ele trinta moedas de prata. A partir de então Judas assistiu de uma oportunidade para entregá-lo. (Mateus 26:14-16)
É uma negociação muito simples. Judas foi o que os inimigos de Jesus precisa - no interior de conhecimento de onde Jesus pode ser encontrado à noite, quando ele não está rodeado por uma multidão de pessoas. E os sacerdotes têm o que Judas parece desejo - o dinheiro. Eles concordam em trinta moedas de prata, que eles vão dar a Judas, quando ele segue através de seu fim do negócio (Marcos 14:11, Lucas 22:5). O "trinta moedas de prata" são provavelmente shekels Tyrian ou tetradrachmas [11]. Quanto vale eram eles? Não muito, realmente.
Tyrian Shekels ou Tetradrachmas
Judas procura uma oportunidade para entregar Jesus (22:6)
Jesus: "Ele consentiu, e viu uma oportunidade para entregar a eles quando a multidão não estava presente." (22:6)
De agora em diante, Judas está buscando seus próprios interesses e não os interesses de Jesus. Ele traiu Jesus no seu coração, e está prestes a traí-lo de fato.
Por que Jesus Selecione Judas?
Antes de concluir, vamos examinar algumas perguntas irrespondíveis. Jesus tem conhecimento prévio de que Judas vai traí-lo quando ele escolhe-lo para ser um apóstolo? Aparentemente sim. São João diz:
' "64 No entanto, existem alguns de vocês que não acredito." Pois Jesus sabia desde o começo que eles não acreditavam e quem iria traí-lo. 65 Ele passou a dizer: "É por isso que eu lhe disse que não Ninguém pode vir a mim se o Pai lhe permitiu. .... Então, Jesus respondeu: "Já não escolhi a vós, os Doze? Contudo um de vós é um diabo! 71 (Ele quis dizer Judas, filho de Simão Iscariotes, que, embora um dos Doze, mais tarde traí-lo.) "(João 6:64-65, 70-71)
Nós apenas não sabemos tudo o que Jesus sabia que Judas sobre quando ele selecionou ele.Sabemos, no entanto, que ele selecionou-lo com muita oração e consulta com o seu Pai (Lc 6:12-16). O Pai, que sabe todas as coisas, sabia. O que ele comunicou esta a Jesus, nesse momento, nós não conhecemos totalmente. Mas dizer que Jesus escolheu Judas para que ele pudesse traí-lo é especulativo, um passo além do que sabemos. A Escritura não nos diz por quê.
Judas não tem qualquer liberdade de escolha?
Nós vamos discutir em uma passagem posterior as profecias sobre a traição de Judas. Mas Judas não tem qualquer liberdade de escolha? Eu acredito que ele faz, embora o debate da predestinação versus livre-arbítrio, Calvinismo versus Arminianismo, não é um nós vamos resolver aqui. Não vamos debate entre nós mesmos estas perguntas irrespondíveis. Nós simplesmente não temos dados suficientes a partir da Escritura para entender bem o suficiente. Mas em poucas palavras, aqui está o que eu acredito, pois o que vale a pena.
1. Todos os homens parecem ter alguma liberdade de escolha, uma vez que são responsáveis por suas ações.
2. Presciência divina que Judas será no futuro trair Jesus não elimina o livre arbítrio de Judas ea responsabilidade pela sua acção, indica apenas que Deus sabe se antes do tempo.
3. Judas abriga pecados, como a ganância eo egoísmo. Estes fornecem uma abertura para Satanás para seduzi-lo em pecados cada vez maiores. Isso pode ser verdade para todos nós.
4. Em última instância (embora isso esteja fora do escopo do nosso estudo, uma vez que é discutido apenas em Mateus 27:3-10 e Atos 1:18-19), Judas se arrependido, mas perde toda a esperança, e comete suicídio. Pedro, que também trai Cristo, está cheio de remorsos, mas continua a esperança, e é finalmente restaurada.
Quem sabe "que se"? Nós não, a especulação e é inútil aqui.
Que lições A Traição de Judas nos ensinar como discípulos?
Para mim, Judas é um exemplo muito sóbrio de como um bom discípulo pode ir mal.
1. Sua traição é escondido de seus colaboradores mais próximos. Acho interessante que, embora o apóstolo João está consciente da fraqueza de Judas por dinheiro e roubo (João 12:6), ele não sabe quem é o traidor até que Jesus diz a ele. Todos os discípulos tinham fraquezas e padrões de pecado - que é como os seres humanos são pecadores. Assim que Judas foi um pecado recorrente há indicação para qualquer pessoa que ele é um traidor. É possível para você e eu a trair Jesus em nosso coração sem ninguém saber. Exceto Jesus. Jesus sabe.
2. O pecado de Judas ruínas ele - e outros. Faz com que ele vulneráveis a voz sedutora de Satanás. Nossos pecados podem arruinar a nós, também. E, muito possivelmente, aqueles que nos rodeiam a quem amamos.
3. Trata-se de mim? Veremos mais sobre isso, mas os discípulos na Última Ceia não sei quem vai trair Jesus, e cada um se pergunta se ele pode ser ele mesmo? Cada um de nós tem em nós as sementes de traição. Temos de estar vigilantes.
4. Até Jesus foi um de seus líderes se voltar contra ele. Às vezes, como líderes cristãos que castigar-nos quando um dos nossos líderes se volta contra nós. O que eu fiz de errado? nós pedimos. Mas mesmo Jesus que isso aconteça. Sim, uma boa liderança é importante, mas a raiz do fracasso está dentro da pessoa, não necessariamente o líder.

André Dantas
______________________
Fonte: RECANTO DAS LETRAS

quinta-feira, 13 de abril de 2017

VIA-SACRA - VIA CRUCIS




Continuação da exposição da Via-Sacra

OBSERVE-SE QUE COLOCAMOS AS ESTAÇÕES TRADICIONAIS DA VIA-SACRA COM AS NOVAS QUE FORAM INSERIDAS NO PAPADO DE JOÃO PAULO II, em numeração arábica.

3. A condenação de Jesus perante o Sinédrio
Mt 26,57-66; Mc 14,53; Lc 22,54; Jo 18,19 

V. Nós Vos adoramos, Senhor Jesus e Vos bendizemos
R. Porque pela Vossa santa cruz remistes o mundo.



... Senhor Jesus, por que Vos condenaram à morte? Que foi que fizestes que merecia a morte? Curaste doentes, alimentastes famintos, ressuscitastes os mortos, perdoastes aos pecadores, respeitastes as autoridades, trabalhastes para o bem da humanidade, fostes humilde, manso, bondoso, misericordioso.     Por que esta sentença tão cruel e humilhante?

... O nosso orgulho, inveja, egoísmo, covardia, comodismo, calúnias, apego exagerado pelas coisas deste mundo Vos condenaram. Eis aqui o segredo da injusta sentença. Tenho que perguntar-me: o que eu fiz com Cristo? Não O condenei, por acaso, a morrer?
... Cristo, ajudai-me a viver o Vosso Evangelho até a morte.

A morrer crucificado
teu Jesus é condenado
por teus crimes, pecador (bis).


4. As negações do Apóstolo Pedro
Mt 26,69-75; Mc 14,66; Lc 22,55; Jo 18,15 


5. Jesus entregue a Pilatos e condenado à morte Primeira Estação
Jo 18,28; Mt 27,11; Mc 15,2; Lc 23,2 



6. A flagelação e a coroação de espinhos de Jesus. Ludíbrio.
Jo 19,1; Mt 27,24; Mc 15,15; Lc 23,24 



7. Jesus carrega a Cruz - Segunda Estação
Lc 22,26; Mt 27,31; Mc 15,20; Jo 19,16 


V. Nós Vos adoramos, Senhor Jesus e Vos bendizemos
R. Porque pela Vossa santa cruz remistes o mundo.



... Cristo, eis a Vossa cruz. Será que esta cruz é Vossa? Na verdade ela é nossa. Assumistes a nossa cruz. A grandeza e o peso desta cruz cresceram dos nossos pecados, que destruíram a ordem do amor. Todos os pecados do mundo nos Vossos ombros. O mundo grita, xinga, critica, está rindo em sua loucura... Cristo sofre e caminha em silêncio para me salvar.

... Cristo, Vossa Via-sacra foi para mim. Ajudai-me cada dia, pela manhã, partir para a minha via-sacra e ficai ao meu lado, porque sou fraco. 
Com a cruz é carregado,
e do peso acabrunhado,
vai morrer por teu amor (bis).


Terceira Estação
Jesus cai por terra



V. Nós Vos adoramos, Senhor Jesus e Vos bendizemos
R. Porque pela Vossa santa cruz remistes o mundo.

... As forças estão se esgotando. Calor, solidão. A terra parece mover-se. Cristo tropeça, perde o equilíbrio e cai. Sente a terra, a poeira na boca. O peso da cruz o sufoca.
... Nós partimos cheios de confiança e um dia caímos. Percebemos no nosso caminho uma flor, uma ilusão e tivemos tanta vontade de levá-la. Então paramos, traímos o caminho difícil e ficamos longe do caminho de Cristo.
... Até quando vou ficar frio e passivo? Cristo, estou tão longe de Vós. Cristo, ajudai-me a partir de novo. Protegei-me contra minhas quedas que cansam e deixam vazio o meu coração. Quero seguir-Vos. Ajudai-me a levantar-me do meu pecado.

Pela cruz tão oprimido
cai Jesus desfalecido
pela tua salvação (bis).

Quarta Estação
Jesus encontra-se com Sua Mãe
R. Porque pela Vossa santa cruz remistes o mundo.

... Quanta dor da Mãe neste encontro. Ela vai com Seu Filho. Ela vai na multidão despercebida, preocuapda com seus filhos. Não fala, vai junto com Jesus, preocupada com todos nós.
... Cristo, mostrai-nos Vossa Mãe humilde e dolorosa para nos comovermos e nos convertermos. Ajudai-nos a caminhar juntos com nossos irmãos, participar dos problemas deles, sofrer com eles como sofreu Maria -- Vossa e nossa Mãe.


De Maria lacrimosa
no encontro lastimosa,
vê a viva compaixão (bis).

8. Jesus e Simão Cirineu
Lc 22,26; Mt 27,32; Mc 15,21 


Quinta Estação
Cirineu ajuda a carregar a cruz


R. Porque pela Vossa santa cruz remistes o mundo.

... Cirineu atravessava o caminho por onde Cristo carregava a cruz. Pararam-no, o primeiro, desconhecido... Cristo aceita a ajuda. Aceita uma ajuda forçada de um homem teimoso. Deus Onipotente e Todo-poderoso permite que o homem O ajude. Deus precisa de um homem fraco. Tanta humildade!

... Nós também prcisamos dos outros. Nosso caminho é também duro e perigoso demais para podermos vencê-lo sozinhos. E tantas vezes, orgulhosos, afastamos as mãos que nos querem ajudar. Mais ainda, pensamos que Cristo é desnecessário em nossa vida. Queremos agir sozinhos. Ao lado de mim vai: amigo, esposa, marido, pai, mão, vizinho, companheiro do trabalho, irmão desconhecido... não posso ignorá-los. Todos juntos precisamos salvar o mundo.

... Cristo, que eu perceba e aceite com humildade os meus irmãos Cirineus que caminham comigo e também aqueles que foram forçados a caminhar comigo.

No caminho do Calvário
um auxílio necessário
recebe do Cirineu (bis).


9. O encontro de Jesus com as mulheres de Jerusalém
Lc 22,27; Mt 27,33 



Sexta Estação
Verônica enxuga o rosto de Jesus



V. Nós Vos adoramos, Senhor Jesus e Vos bendizemos
R. Porque pela Vossa santa cruz remistes o mundo.

... Verônica olhava para Seu rosto. Rosto sujo, cansado. Cabelos grudados com poeira, sangue e suor. Estremeceu em si, não podia esperar mais. Na presença dos soldados e inimigos enxugou o rosto de Cristo. O rosto doloroso de Cristo imprimiu-se no pano e no coração. Precisamos olhar o Cristo, para nos tornarmos um pouco semelhantes a Ele. Passamos tantas vezes ao lado de Cristo e nem sequer olhamos para o rosto dEle. Por isso somos apenas tirstes máscaras Suas e não temos semelhança com Ele.
... Desculpe, Jesus, os meus impuros olhares. Os outros não podem ver em mim Vossa luz e Vossa imagem.
... Desculpe, Jesus, o meu corpo desejoso de prazeres. Ninguém consegue descobrir em mim um pouco de Vós.
... Desculpe, Jesus, o meu coração cheio de ódio e egoísmo. Ninguém consegue descobrir nele o Vosso amor.
... Ajudai-me, Senhor a ser a Vossa viva imagem.

O Seu rosto ensangüentado
por Verônica enxugado
contemplemos com amor (bis).

Sétima Estação
Jesus cai pela segunda vez



V. Nós Vos adoramos, Senhor Jesus e Vos bendizemos

R. Porque pela Vossa santa cruz remistes o mundo.


... Cristo está no fim das Suas forças. O peso da cruz, o calor, o caminho em subida,... as forças se esgotam, o caonsaço cresce. Cristo cai de novo por terra. São os pecados horríveis que o oprimem. Tão depresa acostumo-me a praticar o mal. Falta de fidelidade, falta de prudência. Não enxergo mais nada -- só o mal. Procuro o mal. Estou caído, desanimado. Não vejo os outros no caminho, meus olhos fechados, meus ouvidos surdos. Mas tenho medo de ficar assim. Sei que essa não é a posição digna, humana.
... Cristo, dai a mão a um mísero caído, levantai-me, sacudi a poeira pecaminosa dos meus olhos, lavai-me da minha sujeira. Dai-me novas forças para que eu possa levantar-me e caminhar ao Calvário da vitória, a glória final.

Outra vez desfalecido
pelas dores abatido
cai por terra o Salvador (bis).

Oitava Estação
Jesus consola as mulheres piedosas

V. Nós Vos adoramos, Senhor Jesus e Vos bendizemos
R. Porque pela Vossa santa cruz remistes o mundo.

... As mulheres choram, lamentam, vendo Cristo. Não podem ajudar, limitam-se a chorar. Têm pena de Cristo.
... Cristo, embora cansado, percebeu-as, ouviu-as. É mais conveniente chorar os nossos pecados, porque a causa da via dolorosa de Cristo são nossos pecados. Dignos de lamentação somos nós, pecadores.
... Perceber os pecados dos outros é sempre mais fácil do que chorar os nossos.
... Cada um passa diante do meu tribunal; o mundo todo -- prefiro jultar os outros do que a mim e descubro facilmente culpados: bêbados, preguiçosos, fofoqueiros, falsos, mentirosos, injustos, egoístas -- só eu o perfeito.
... Cristo, ajudai-me a descobrir uma verdade muito velha e sempre nova: que sou pecador e isso preciso lamentar.

Das matronas piedosas
de Sião filhas chorosas
é Jesus consolador (bis).

Nona Estação
Jesus cai pela terceira vez 



V. Nós Vos adoramos, Senhor Jesus e Vos bendizemos

R. Porque pela Vossa santa cruz remistes o mundo.



... Cristo cai de novo. Os soldados batem. Cristo não se mexe. Senhor, morrestes?!
... Ainda não, as forças quase acabaram. Restou ainda um pedacinho do caminho: dois, três passos... Neste estado isso é quase impossível. Senhor, caístes a terceira vez, mas já no alto do Calvário onde vão levantar a cruz.
... Eu também caí de novo. Sempre estou caindo. Às vezes duvido se poderei                         levantar-me. Mas vendo-Vos a meu lado, recupero as minhas forças e certamente vencerei com Vossa graça.

Cai terceira vez prostrado
pelo peso redobrado
dos pecados e da cruz (bis).


Décima Estação
Jesus é despido das Suas vestes


V. Nós Vos adoramos, Senhor Jesus e Vos bendizemos
R. Porque pela Vossa santa cruz remistes o mundo.

... Cristo não tinha mais nada a não ser uma veste. Mas isto foi ainda demais. Agora não existe mais nada entre o corpo de Cristo e a cruz. Os homens uniram a cruz e o corpo para sempre.
... Cristo, Vossa veste era comprida, digna da pessoa humana. Nós precisamos abandonar também as vezes, vestes provocantes, indecentes, para que possamos defender nossa dignidade humana.
... Senhor, fazei que morra tudo em mim que ofende a Vossa santa vontade. Gosto tanto de muitas coisas pequenas que são minhas, mas se isso for necessário para viver verdadeiramente, tira tudo de mim. É melhor morrer, para depois viver. Assim como o grão que precisa morrer para dar frutos.

Dos vestidos despojado
por verdugos maltratado
eu Vos vejo, meu Jesus (bis).

Décima Primeira Estação - 
10. A crucificação de Jesus 
Jo 19,18; Mt 27,35; Mc 15,24; Lc 23,33 

Jesus é pregado na cruz



V. Nós Vos adoramos, Senhor Jesus e Vos bendizemos
R. Porque pela Vossa santa cruz remistes o mundo.

... Cristo estendido na cruz, cobre-a perfeitamente para ser unido perfeitamente a ela. Os pregos atravessam o corpo. Cristo permite que o homem apanhe brutalmente as mãos e os pés dEle e pregue na cruz. Agora nenhum movimento é possível.
... Nós também precisamos aceitar a nossa cruz na hora presente. Não podemos escolher. Temos que aceitar a nossa cruz. Ela é pronta, feita para meu tamanho, feita dos meus sofrimentos. Temos que apegar-nos a ela.
... Isto não é fácil. Mas não posso encontrar o Cristo de outra maneira. Cristo espera por mim na cruz para, junto com Ele, redimir o mundo, nossos irmãos.

Foi Jesus na cruz pregado
insultado, blasfemado
com cegueira e com furor (bis).


__________________________________


 Por que Santos Óleos e Lava Pés?