sábado, 9 de dezembro de 2017

AGENDE-SE PARA O DIA 15


O escritor DAVID DE MEDEIROS LEITE CONVIDA:


Lançamento do Livro Rio do Fogo
Sexta, 15 de dezembro às 18:00
Academia Norte Riograndense De Letras em Natal (Rio Grande do Norte)



SERMÃO DO ETERNO

Nada temais

Nem o ilusório fim
nem o infinito que vos mostro
e não compreendeis

E muito menos o espanto
com seus instantâneos de sombra
que retira do olhar a transparência

Entretende-vos
com a vida santa e bela
que vos foi outorgada

Sempre estareis
na consciência Una
onde aliás
sempre estivestes

-  ou achais
que somente agora
viveis? 


                        (Horácio Paiva)

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

DIA DA JUSTIÇA


Hoje, 8 de dezembro, comemora-se o Dia da Justiça. A primeira celebração oficial da data foi em 1950 por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. Antes, desde 1940, o dia era reservado à nossa Senhora Imaculada Conceição.
O feriado destinado ao Dia da Justiça está amparado pela lei 1.408, de 1951, em todo o território nacional.
O Poder Judiciário é um dos três Poderes da República, junto ao Executivo e ao Legislativo. O Judiciário tem como função julgar a aplicação das leis em casos concretos e zelar pelo cumprimento delas, a fim de assegurar justiça e a realização dos direitos e deveres.
A Justiça mais antiga - A Justiça Militar da União, um dos ramos do Poder Judiciário, tem como competência a de julgar e processar crimes militares definidos em lei e tem sua estrutura definida na Constituição Federal.
Criada em 1808, com a chegada da Família Real ao Brasil, a Justiça Militar é a mais antiga do País e passou por muitos momentos da história. Entre esses episódios estão a Confederação do Equador, a Guerra do Paraguai, a Revolta da Armada, O Motim dos Marinheiros de 1910 e a Segunda Guerra Mundial.
Alguns processos históricos já estão disponíveis na linha do tempo JMU na História. Nesse espaço é possível acessar os processos e manuseá-los virtualmente e compreender os diversos momentos da história e a atuação desta Justiça frente à organização social, política e jurídica das diversas ocasiões.
Neste Dia da Justiça, a presidente do Superior Tribunal Militar, ministra Maria Elizabeth Rocha, deseja que todos os magistrados, operadores do Direito, e servidores do Poder Judiciário sintam-se homenageados pelo trabalho que realizam em busca de um país mais justo. E que neste mesmo dia, a sociedade possa dizer da Justiça que a serve: a Justiça é feita todos os dias!

________________
Meu comentário. Sem destruir o sentido exato de "Justiça", não posso ignorar os instantes difíceis pelos quais atravessa, mercê dos mecanismos inadequados de criação de benefícios descabidos, ferindo o direito da isonomia pregado pela Carta da República.
Por que tantas vantagens - auxílio moradia, alimentação, transporte, planos de saúde e outros, quando as outras categorias de servidores públicos não as tem. Esse fato, num momento difícil pelo qual atravessa a Nação Brasileira, além de inoportuno é inconsequente.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

H O J E



Diva Cunha lança seu novo livro, "Dádiva", nesta quinta-feira



A estimada poeta DIVA, membro da nossa Academia Norte-rio-grandense de Letras, lança HOJE o seu novo livro - "DÁDIVA", à partir das 19h na sede da Academia. 

Diva Cunha nasceu em Natal no dia 10 de dezembro de 1947 e hoje completa 70 anos.

Intelectual de respeito, sempre esteve na evidência das atividades culturais, desde os tempos em que estudou no colégio da Conceição, das freiras dorotéias e se graduou em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, da qual depois se tornou professora de Literatura Portuguesa. 

Cursou pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde foi aluna de conhecidos intelectuais como "Cleonice Berardinelli, Vilma Areas, Silvino Santiago e Luís Costa Lima. 

Ela também é autora dos livros Canto de Página (1986), Palavra Estampada (1993), Coração de Lata (1996), Armadilha de Vidro (2004) e Resina (2009).

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

AGORA É NATAL


FESTIVA NATALINA DO ROTARY CLUBE NATAL - SUL / 2017, SOB O COMANDO DA PRESIDENTE TEREZA NEUMA












ESTAMOS AGUARDANDO NOVAS FOTOS, POIS ALGUNS COMPANHEIROS/COMPANHEIRAS NÃO ESTÃO AQUI CONTEMPLADOS.

PÁGINA PARA MEDITAÇÃO NO DIA 06.12.2017



Você é insubstituível perante Deus.
Não  há  ninguém, em  todo o Universo, igual a
você.    Deus   trata   você   de   maneira   única,
atendendo às suas necessidades.
Você também tem responsabilidades definidas
perante  Deus.   Só  você  sabe  como  é  o   seu
relacionamento com Ele.
Valorize  o  maravilhoso  encontro  entre  a sua
realidade  profunda  e Deus, dentro de você. O
seu Deus não  é o   mesmo Deus de ninguém. É
um Deus especial.
Traz-lhe uma paz também especial.
Por  nada  deste  mundo  substitua  o Deus que
atua no seu coração.

                                                 Lourival  Lopes

PAZ!

terça-feira, 5 de dezembro de 2017